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Vestindo A Santa: Narrativas e Representações Sobre os Mantos de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará (1973 – 2000)

7 de Abril, 2025 . Dissertações Thamires Beatriz Braga Barros

O presente trabalho apresenta um estudo sobre um dos símbolos mais significativos do Círio de Nazaré em Belém do Pará: os mantos que vestem a santa durante a festividade. Ele objetiva analisar seu processo de construção referencial para representar a padroeira do estado, e como ele se propagou para além dos moldes da festa, pois sua representação se dá por conta da dimensão sagrada, por ser um item religioso, mas também adentra os demais espaços urbanos da cidade de Belém, como lojas, comércios, bares e casas dos devotos. A relevância acadêmica da pesquisa se dá por conta da necessidade de estudos que trabalhem com vestes de santos na área da história e das ciências sociais, pois este é um campo ainda pouco explorado e que necessita de pesquisas para compreender esse elemento que, como aparece no Pará, acaba tomando tanto destaque quanto a santa. A análise dessa pesquisa partirá do período em que Ester Paes Franco bordava os Mantos, uma tradição que foi passada a ela pelas irmãs residentes no colégio Gentil Bittencourt, e após seu período como bordadeira de mantos, função que passou para as mãos de outras pessoas, porém sempre com inspiração em sua confecção. Para além desse período, a pesquisa objetiva também compreender o processo de transformação que esses Mantos passaram ao longo dos anos e como eles moldaram também as formas de ver a festa. Eles deixaram o lado manual do processo de bordados, no qual apenas uma pessoa ficava responsável pela produção, passando a ser artigo industrial, em que várias pessoas ficam responsáveis pela produção, deixando assim os bordados mais carregados de brilhos e pedras preciosas. Assim, a própria entrega desse Manto para a santa se transformou. O estudo trata-se de uma pesquisa em Micro-História, partindo do micro, que é essa produção, doação e propagação dos Mantos, para se compreender o macro, revelando por meio desse objeto como a festa se organiza em torno dessa representação. A pesquisa se deu através da coleta de fontes, tanto escritas quanto imagéticas para a melhor compreensão do contexto histórico, bem como lidou com entrevistas orais para contextualizar o processo através das pessoas que o viveram para um diálogo mais aprofundado entre as fontes escritas, imagéticas e o referencial teórico-metodológico. Nesse processo compreendeu-se a importância que esse símbolo tem e repassa para os devotos que participam da festa, adquirindo um espaço cada vez maior na festividade e na vida dos paraenses, bem como a influência que ele tem nos meios artísticos através dos seus bordados e como a sua propagação faz parte de um processo de evangelização da religião católica.

Autor(a)

Thamires Beatriz Braga Barros

Orientador(a)

Agenor Sarraf Pacheco

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2021