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Veias de Spray: O Movimento Artístico do Graffiti em Belém do Pará (1980-1999)

7 de Abril, 2025 . Dissertações Edvan da Silva Conceição

Ao caminharmos pela cidade cotidianamente múltiplos estímulos são ouvidos e sentidos. Estímulos estes que podem se fazer presentes de diversas formas, sejam através de sons, barulhos ou visualmente por meio de registros da presença humana neste espaço. O graffiti torna-se um desses estímulos, que são consumidos diariamente pelos diversos indivíduos que confeccionam no seu trato social a paisagem urbana de uma cidade. Tendo em vista, a importância e a constante presença do graffiti e da pixação no cenário urbano de Belém, me perguntei: será que estes movimentos se constituem em produtos socioculturais, aos quais, contribuíram para a formação identitária individual e coletiva de determinados grupos, refletindo nas dinâmicas sociais de dominação de espaços no cenário urbano da cidade de Belém, durante as décadas de 1980 e 1990? Esta pesquisa foi desenvolvida através de três movimentos, pesquisa bibliográfica e de fontes, entrevistas e por fim, a escrita desta dissertação, a mesma divide-se em três partes, as duas primeiras subdivide-se em tópicos aos quais, contextualizaram a temática em questão, a última parte, traz o posicionamento do pesquisador. Logo, enfatizamos que o movimento analisado nesta pesquisa se insere no campo da arte urbana, integrando-se a paisagem de uma cidade expondo existências e tensões presentes no tecido social.

Autor(a)

Edvan da Silva Conceição

Orientador(a)

Aldrin Moura de Figueiredo

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2024