O presente texto pretende problematizar as práticas curriculares de educação infantil que entrecruzam os documentos nacionais publicados pelo Ministério da Educação via Secretaria de Educação Básica (MEC/SEB) durante os anos de 1998 a 2012. Entre eles, podemos enfatizar o Parecer nº 22/98, a Resolução CEB nº01/99, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Formação Pessoal e Social (1998), a Resolução Nº05/2009; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Brinquedos e Brincadeiras de Creches. Manual de Orientação Pedagógica (2012). É preciso dar visibilidade as relações de saber-poder e as condições de possibilidade em que o objeto é constituído. Para isso, a pesquisa bibliográfica e documental, abrangeu a análise arqueogenealógica de Michael Foucault com a inserção de alguns conceitos como: o sujeito, o poder, o saber, o dispositivo, a governamentalidade, a subjetividade, as práticas discursivas (saber) e práticas não discursivas (poder). Os saberes em especial da pedagogia e a psicologia que integram os documentos apresentam uma série de princípios, orientações didáticas e estratégias de ensino/aprendizagem para forjar uma formação contínua e produtiva da criança na educação infantil. Ambos vão sendo organizados no sistema de expertise que assinalam a formação de sujeitos específicos com base na cognição para constituir a criança autônoma no dispositivo curricular. Deste modo, a autonomia aparece nos documentos como uma estratégia disciplinar na preparação da criança para o governo e controle de conduta no aprendizado, ou seja, a promoção de um indivíduo autogovernado no futuro, alinhado ao capitalismo cognitivo e a produção de práticas de si. Um sujeito autônomo, empreendedor e ativo na aprendizagem interligado a racionalidades específicas desenvolvidas pela economia política global ao produzir subjetividades infantilizadas, às quais estão sempre se atualizando no corpo social.
Uma Análise da Produção da Autonomia da Criança nas Práticas Curriculares de Educação Infantil (1998-2012): Estudo Histórico e Documental
Ellen Aguiar da Silva
Orientadores(as)
Flávia Cristina Silveira Lemos
Flávia Cristina Silveira Lemos
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2018