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Trançando Círios, Narrando Encontros, Descrevendo Processos de Subjetivação: Fotocartografia de uma Devoção

22 de Abril, 2025 . Dissertações Arthur Elias Silva Santos

Esta dissertação teve por objetivo analisar a forma como o Círio de Nazaré foi produzido, organizado e ministrado no Laboratório de Criação em Narrativas Visuais (Lab. Círio) a partir da prática fotográfica (atividade principal do laboratório), organizado pela Associação Fotoativa nos meses de setembro e outubro de 2014. O Círio de Nazaré é uma manifestação popular que acontece anualmente na cidade de Belém do Pará, constituído de vários eventos que ocorrem ao longo do mês de outubro. O Círio não é uma produção única, mas é constituído em diversos espaços e práticas, assim como na prática fotográfica (o fotografar). Desta forma empreendemos uma análise cartográfica dos processos de produção da verdade do acontecimento Círio pela história arqueogenealógica, montando um dispositivo arquivo de produção de si e dos outros, no presente. A festividade do Círio foi analisada como uma experiência ética, estética e política, na cidade de Belém. Foram usadas a pesquisa documental, a autobiografia, o diário de campo e a roda de conversa na empiria variação inventiva, no Lab Círio. Deleuze, Foucault e Guattari foram intercessores desse trabalho, juntamente com a história cultural francesa. A produção de si e dos outros é efeito da composição múltipla de acontecimentos do Círio, em perspectiva. A história é contada e tecida na malha heterogênea e singular dos agenciamentos micropolíticos do presente enquanto experiência constituída.

Autor(a)

Arthur Elias Silva Santos

Orientador(a)

Maria Lúcia Chaves Lima

Maria Lúcia Chaves Lima

Curso

Psicologia

Instituição

UFPA

Ano

2016