Tratar de Educação de Jovens e Adultos no campo é revelar tensões e contradições do contexto educacional voltado aos jovens e adultos do campo na medida em que estes sujeitos são invisibilizados no processo educacional no qual são inseridos. A finalidade dessa pesquisa é analisar as trajetórias de escolarização dos sujeitos do campo matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos na escola sede do município de Salvaterra, Escola de Ensino Médio Ademar Nunes de Vasconcelos, levando em consideração que tais sujeitos não são contemplados no direito de ter uma escola nas comunidades onde realizam suas atividades sociais, culturais e econômicas. Neste sentido, para atingir o presente objetivo tomaremos como ponto de análise a concepção de Educação do Campo expressa nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo, instituídas pela Resolução CNE/CEB nº 1/2002, situando o processo formativo destes sujeitos, tanto em nível escolar quanto nos movimentos sociais que os formam com maior representatividade no processo por meio de suas lutas. Para dar conta do objetivo do texto, os procedimentos metodológicos que guiarão a inserção em campo a partir de uma abordagem qualitativa, baseado em entrevistas e observações sistemáticas na comunidade da “Escola Ademar Nunes de Vasconcelos”, sendo que para analisar as falas dos sujeitos da EJA, adotar-se-á uma analise de conteúdos das entrevistas. As perspectivas futuras do presente estudo apontam para o fortalecimento do processo formativo destes educandos, como também para o fomento das discussões dos problemas de escolarização vivenciados por estes alunos.
Trajetórias de Escolarização em EJA de Estudantes do Campo no Município de Salvaterra/PA
Dierge Alline Pinto Amador
Orientador(a)
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2016