A presente tese teve como objetivo analisar de que forma os alunos do ensino médio integrado à educação profissional percebem o processo de formação e inserção no mercado de trabalho. Teve como lócus de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Parnaíba, sendo sujeitos da pesquisa os alunos concludentes do ensino médio integrado à educação profissional. A pesquisa teve seu referencial teórico-metodológico constituído pelas seguintes teorias: Teoria do Capital Humano (SCHULTZ, 1973); Racionalidade Instrumental e Substantiva (GUERREIRO RAMOS, 1981; SERVA, 1997); formação humana, formação profissional e ensino médio (GRAMSCI, 2000; FREIRE, 2000; RAMOS, 2002; KUENZER, 2011; FRIGOTTO, 2010a, 2011; ARAUJO, 2018); e, Materialismo histórico dialético (MARX, 2008, 2010, 2013, MARX; ENGELS, 2015). Como resultados desta pesquisa, destacam-se que os documentos do IFPI – campus Parnaíba apresentam um tensionamento entre racionalidades, com notável manifestação da formação humana substantiva. Mesmo não fazendo menção direta à luta de classes ou à unidade da classe trabalhadora, os documentos, por diversas vezes, apontaram a transformação da sociedade como sendo um processo necessário. Nas falas dos sujeitos da pesquisa, destaca-se, também, que os alunos do IFPI – campus Parnaíba acomodaram em seus discursos elementos significativos da Teoria do Capital Humano e seus desdobramentos, utilizando-se de um grau instrumental significativo para suas considerações, mostrando que o processo de fragmentação da classe trabalhadora está em adiantado estágio.
Trabalho, Formação Humana e Ensino Médio: Um Estudo sobre a Teoria do Capital Humano
Élido Santiago da Silva
Orientador(a)
Gilmar Pereira da Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2019