O estudo apresenta uma análise do trabalho docente efetivado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada por meio do Projeto Mundiar, nas escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas no município de Belém- PA. A EJA é entendida como modalidade de Educação Básica, referenciada com a dialogicidade segundo o pensamento freireano, afirmativo da educação problematizadora e emancipadora. O estudo justifica-se pela necessidade de problematizar a EJA como campo em disputa no atual contexto da Educação Básica no Brasil, marcado por ataques declarados da agenda neoliberal à Educação Pública. Com ele oportuniza-se o diálogo e reflexões voltadas para a concepção de educação e do trabalho docente na conjuntura da mundialização do capital por meio das políticas neoliberais implantadas no campo educacional. O Projeto Mundiar é entendido enquanto uma política de EJA da SEDUC-PA vinculada à parceria público-privada na Amazônia Paraense, considerando-a como território em disputa. A metodologia do referido estudo é de abordagem qualitativa na perspectiva dialética com base em Marx, desenvolvida por meio de revisão de literatura; levantamento bibliográfico; análise documental e entrevista semiestruturada com a coordenadora e docentes que atuam no Projeto Mundiar. Como resultados, identificamos que o Projeto Mundiar se constitui como uma experiência de mercantilização da educação, que apresenta, efetivamente, o fenômeno da intensificação do trabalho docente e a aceleração como referência de formação dos sujeitos da EJA.
Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo sobre o Projeto Mundiar no Município de Belém-PA
Juliane Nunes Leão
Orientador(a)
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022