A presente pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho do coordenador pedagógico (CP) e o desenvolvimento da formação continuada de professores (FCP) centrada na escola inclusiva. Objetivamos: caracterizar e analisar o trabalho do CP, nomeadamente, no desenvolvimento da formação continuada de professores na escola, considerando o processo de inclusão de estudantes com deficiência – ECD; identificar e refletir sobre as dificuldades referidas pelas CP quanto ao desenvolvimento da formação continuada de professores centrada na escola inclusiva que atuam com ECD; identificar e refletir sobre as contribuições destacadas pelas professoras de sala comum (PSC) quanto ao trabalho das CP na FCP centrada na escola inclusiva e, por fim, analisar em que medida o trabalho do CP é apontado nas atuais políticas de formação continuada de professores formuladas pela SEMEC-Belém, que buscam instrumentalizar a prática pedagógica dos professores na perspectiva da inclusão escolar dos ECD. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com fundamentação sócio-crítica, cujos loci pesquisados são duas escolas da Rede Municipal de Belém. Os procedimentos metodológicos partiram de análise documental, entrevistas semiestruturadas com 14 participantes e observação do trabalho da coordenação pedagógica, com o uso de diário de campo. A análise de conteúdo de Bardin (2016) contribuiu para pré-análise, exploração do material, tratamento e análises dos dados empíricos. Dentre as inúmeras tarefas dos CP nas escolas, destacam-se àquelas relacionadas à dimensão pedagógica (supervisão, assessoramento, apoio à gestão escolar, planejamento e formação continuada de professores) e à dimensão técnico-burocrática-administrativa com desvio de função, caracterizando-se em um trabalho polivalente e intensificado. Os resultados apontam para a constatação de que o trabalho do CP, nomeadamente, para o desenvolvimento de formação continuada de professores nas escolas pesquisadas é complexo no que tange às condições de trabalho, tendo em vista a precariedade da estrutura física e pedagógica das Escolas; há pouca autonomia pedagógica dos CP para desenvolver um trabalho formativo colaborativo com os docentes. Ademais, percebemos que os CP pouco se reconhecem como formadores quando desenvolvem nas Escolas ações formativas, sobretudo as relacionadas ao processo de inclusão escolar. Em linhas gerais, o desafio da SEMECBelém, das escolas pesquisadas e dos CP é garantir que a formação continuada de professores numa perspectiva emancipatória e de inclusão escolar posicione o papel estratégico dos CP como formadores de professores no espaço escolar, dando à eles uma visibilidade político-pedagógica de modo a contribuir, coletivamente, à melhoria das práticas pedagógicas dos professores e da aprendizagem dos ECD.
Trabalho do Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada de Professores Centrada na Escola Inclusiva em Belém-PA/Miriam, O
Míriam Matos Amaral
Orientador(a)
Cely do Socorro Costa Nune
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2019