O presente estudo tem como temática a análise epistemológica da produção do conhecimento científico em Educação Física. Objetivou-se identificar e analisar quais as tendências onto-epistemológicas da produção do conhecimento em Educação Física a partir das noções de ciência e conhecimento das dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDs) das Universidades Públicas do estado do Pará (UFPA e UEPA). O desenvolvimento deste estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental, apresentando três frentes para sua condução: 1) Coleta das dissertações: foi organizada a partir dos sites dos referidos programas (PPGED/UFPA e PPGED/UEPA), sendo coletadas vinte e três (23) dissertações defendidas até 2015; 2) Fundamentação teórica: subsidiou a apropriação do arcabouço teórico e filosófico e os lineamentos para uma abordagem analítica onto-epistemológicas da produção do conhecimento; aderimos à perspectiva da ontologia crítico-realista vindicada por Lukács (1979; 2010; 2012) e Bhaskar (1977; 1986; 1993), fundamentada no marxismo; 3) Seleção e análise: selecionamos nove (9) dissertações dentre as 23 coletadas; a análise tomou as 9 dissertações em seu conteúdo textual, desenvolvendo a abordagem analítica na correlação do material empírico com o referencial teórico estudado. Em nossos resultados, constatamos que as quatro (4) dissertações analisadas no primeiro bloco apresentaram diferentes matrizes epistemológicas de caráter antirrealista – Teoria da Complexidade, Abordagem Sistêmica-Fenomenologia, Pósestruturalismo e Dialética-Hermenêutica-Multiculturalismo –, mas comungam de uma mesma imagem de mundo implícita, a qual denominamos de ontologia empirista. As cinco (5) dissertações analisadas no segundo bloco compartilham de uma matriz epistemológica realista – Materialismo Histórico-Dialético – que pressupõe uma ontologia realista explícita.
Tendências Onto-Epistemológicas da Produção do Conhecimento em Educação Física: Análise de Dissertações das Universidades Públicas Paraenses, As
Rafael Loureiro de Melo
Orientador(a)
Damião Oliveira Bezerra
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2018