O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a formação realizada através do PNAIC para a prática pedagógica de professores alfabetizadores, no Município de Castanhal-PA. A pesquisa tem como objetivos específicos: caracterizar a formação do PNAIC que professores da educação básica já realizaram; identificar quais significados na formação dos professores alfabetizadores se apresentam após a realização da formação do Pacto; analisar junto aos professores quais mudanças os mesmos percebem na prática pedagógica, após a participação na formação do Programa. Para alcançar os objetivos da pesquisa, a teoria criada por Dermeval Saviani Pedagogia Histórico-Crítica é assumida neste trabalho como referencial teórico-metodológico, que serviu de subsídio no desenvolvimento desta pesquisa. Com base nos dados levantados, percebeu-se que o PNAIC reforçou o aspecto da responsabilização do professor no ato de alfabetizar; e que a formação continuada do Pacto não só considera importante na formação, a prática educativa imediata, como supervaloriza essa prática, ocasionando a relação prática/teoria/prática, e até dá destaque para as formas de construção e aplicação na prática do que foi planejado. Conclui-se que, sobre o processo de formação continuada do PNAIC detectou-se em seus aportes teóricos que se valorizou a reflexão acerca da prática docente, demonstrando assim, certa vinculação com a pedagogia do professor reflexivo na formação.
Significado da Formação Continuada do PNAIC para a Prática Pedagógica de Professores Alfabetizadores em Escolas Municipais de Castanhal-PA , O
Aldenize Melo da Silva
Orientador(a)
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023