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Representações Sociais (RS) de Professores/as da Universidade Estadual do Maranhã sobre Inclusão dos/as Universitários/as Público-Alvo da Educação Especial e as Implicações dessas RS na Prática Docente

15 de Maio, 2025 . Teses Wilma Cristina Bernardo Fahd

As contemporâneas políticas, legislações e normativas, inerentes ao atual paradigma de Educação Especial, orientam a inclusão dos/as alunos/as que são seu público-alvo em todos os níveis de ensino. Nessa perspectiva, é possível ver que as representações sociais dos/as professores/as sobre a inclusão educacional de estudantes público-alvo da Educação Especial na universidade, são atravessadas pelos valores, saberes, significados, sentidos, que são constituídos e compartilhados na interação entre a subjetividade desses/as docentes e o contexto sociocultural. Essas representações sociais orientam os comportamentos e as práticas pedagógicas dos/as professores/as em relação a esses discentes. Dessa forma, a plena efetivação dessas diretrizes requer a promoção de uma cultura inclusiva em que as representações sociais sejam ancoradas em princípios de diversidade e inclusão. Diante disso, este estudo analisou a constituição das Representações Sociais (RS) de professores/as da Universidade Estadual do Maranhão sobre a inclusão dos/as universitários/as público-alvo da Educação Especial, e as implicações dessas RS na prática docente. Nesta tese, as bases teórico-metodológicas entrelaçam a abordagem da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2005; 2012) e Jodelet (2001; 2009; 2011; 2017; 2018), na mediação de um diálogo interdisciplinar com o campo da Educação Especial inclusiva e seu público, e a Educação Superior na perspectiva de uma universidade inclusiva. A fundamentação teórica na área da educação contou com uma vasta revisão de literatura em livros, artigos científicos, e produções acadêmicas, como teses e dissertações de autores/as que discutem a temática em tela. O lócus foi a Universidade Estadual do Maranhão, Campus 1 – São Luís/ MA. Os/As participantes, respectivamente, Sujeitos/as-1: 09 (nove) professores/as dos cursos de Graduação (Ciências Sociais, Direito, Engenharia da Computação) que têm matrículas de estudantes PAEE em suas disciplinas; e Sujeitos/as-2: 06 (seis) profissionais da equipe interdisciplinar do Núcleo de Acessibilidade NAU/UEMA que realizam o acompanhamento desses/as docentes e discentes. No cuidado ético, todos/as participantes receberam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Os procedimentos de estudo envolveram a revisão e análise de documentos, observações, aplicação de questionário, técnica de Evocação Livre de Palavras e entrevistas individuais semiestruturadas. Foi adotada uma abordagem processual das Representações Sociais, conforme Jodelet (2001; 2017; 2018) na investigação dos processos de objetivação (imagem) e ancoragem (sentido) que organizam as representações sociais de professores/as da UEMA sobre a inclusão dos/as estudantes PAEE. A análise e interpretação dos dados seguiu a Análise Temática de Braun e Clarke (2008). Os resultados obtidos evidenciaram que os/as professores/as identificam as dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes PAEE nas salas de aula e em seu processo de inclusão universidade e compreendem a importância de transformação da prática pedagógica para atender às singularidades desses/as alunos/as. Assim, as representações sociais dos/as professores/as em relação à inclusão dos/as alunos/as PAEE na universidade se constituem, vinculadas a uma série de desafios, principalmente, de formação docente. Portanto, os resultados apontam para a necessidade de promoção de cultura inclusiva e para o investimento da UEMA em processos de formação continuada na área de Educação Especial Inclusiva para os/as docentes.

Autor(a)

Wilma Cristina Bernardo Fahd

Orientador(a)

Ivany Pinto Nascimento

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023