Este estudo consiste na investigação das Representações Sociais de pesquisadores/as sobre a Educação Quilombola em dissertações e teses no período de 2017 a 2022 na Região Norte do Brasil. O problema central reside na seguinte questão: quais são as Representações Sociais de pesquisadores/as existentes nas produções, dissertações e teses no período 2017 a 2022 na região Norte do Brasil sobre a Educação Quilombola? O objetivo geral foi: analisar as Representações Sociais de pesquisadores/as existentes nas produções, dissertações e teses no período 2017 a 2022 na região Norte do Brasil sobre a Educação Quilombola. Quanto aos objetivos específicos: identificar as produções nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, dissertações e teses sobre a Educação Quilombola; caracterizar as produções nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, dissertações e teses sobre a Educação Quilombola; e destacar as objetivações (imagens ideativas) e ancoragens (sentidos) que organizam as Representações Sociais das produções nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, dissertações e teses sobre a Educação Quilombola. Os loci da pesquisa foram as seguintes plataformas digitais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Plataforma Lattes e Biblioteca digital dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte do Brasil. Este estudo se caracteriza como Estado de Conhecimento, na perspectiva das produções Stricto sensu. A análise das informações se organizou em agrupamentos, de acordo com a teoria da Análise Temática Braun e Clarke (2006). A referência seguida foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (2004; 2012), assim como estudiosos desse campo: Jodelet (1993 e 2001) e Nascimento (2014), dentre outros afins. O aporte teórico da pesquisa também contou com autores que dialogam sobre a Educação Quilombola, tais como: José Mauricio Arruti (2017), Nilma Lino Gomes (2017), Kabengele Munanga (2006), entre outros. Os resultados apontam somente uma produção que tem por referência a Teoria das Representações Sociais, isso indica a importância pesquisas nesse campo em articulação com essa Teoria, pois amplia a compreensão de grupos, tanto o da comunidade quilombola quanto daqueles que frequentam a escola quilombola.
Representações Sociais de Pesquisadores(as) sobre Educação Quilombola nas Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte no Período de 2017 a 2022, As
David Rogerio Santos Silva
Orientador(a)
Ivany Pinto Nascimento
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2024