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Representações Sociais de Pesquisadores(as) da Região Norte do Brasil sobre Corpo e a Corporeidade em Processo de Escolarização, As

29 de Abril, 2025 . Dissertações Nilzi Regina Santos Cunha

O presente estudo tem como problema de pesquisa: como se constituem as representações sociais de pesquisadores(as) em formação sobre o corpo e a corporeidade em processo de escolarização no ensino fundamental em teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação em educação da Região Norte do Brasil, entre os anos de 2016 a 2020? Diante desta questão traçamos o seguinte objetivo geral: apreender as representações sociais de pesquisadores(as) em formação sobre o corpo e a corporeidade em processo de escolarização no ensino fundamental em teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em educação da Região Norte do Brasil, no período de 2016 a 2020. Tomamos como referências teóricas dois principais campos de estudos: o campo da Teoria das Representações Sociais e os estudos sobre corpo e corporeidade em uma perspectiva educacional. O primeiro tem como principais bases as teorias de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Ivany Nascimento. No segundo campo nos baseamos, principalmente, em Marcel Mauss, David Le Breton, Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Merleau-Ponty e Jordi Ribera. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de classificação descritiva interpretativa. O corpus deste estudo se constitui de 3 teses e 9 dissertações. Para o processo de análise optamos pela análise temática, de Braun e Clarke, articulada as questões (“Quem sabe e de onde sabe? – O que e como sabe? – Sobre o que sabe e com que efeito?”), propostas por Jodelet. Assim, os resultados foram analisados a partir das seguintes temáticas: corpo como suporte para o entendimento das dimensões históricas das práticas educativas; corpo como baluarte de produção e reprodução dos sistemas simbólicos culturais; corpo como elemento de expressão, comunicação, intencionalidade e significação nas diversas relações; corpo como lócus de territorialização e desterritorialização das relações de poder. As imagens que emergiram sobre o corpo e a corporeidade nas produções analisadas a partir das temáticas foram: corpo histórico; corpo cosmológico; corpo relacional e; corpo território político. Constatamos que a formação acadêmica, os percursos e os percalços durante a atuação e formação profissional, bem como a construção da subjetividade se mostram importantes dispositivos para a construção das representações sociais sobre o corpo e a corporeidade na elaboração das dissertações e teses. Constatamos que as concepções e definições sobre o corpo e a corporeidade contidas no nosso corpus de análise estão sob aspectos fluídos e dinâmicos, assim como as representações sociais.

Autor(a)

Nilzi Regina Santos Cunha

Orientador(a)

Ivany Pinto Nascimento

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023