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Representações do Movimento Escola Nova no Pará: Uma Análise da Revista Escola (1930 -1935)

19 de Maio, 2025 . Teses Cilene Maria Valente da Silva

Na década de 30, foi publicado em Belém o primeiro volume do periódico a Escola – revista do professorado do Pará pela Diretoria Geral da Educação e Ensino Público. A revista pretendia favorecer o acesso dos professores às teorias de ensino, que indicavam a modernização da Educação através do movimento da Escola Nova. O presente estudo problematizou: que representações do movimento Escola Nova circularam nas publicações das edições da Escola no período de 1930 a 1935? Para responder este questionamento, tecemos com objetivo geral: analisar as representações do movimento Escola Nova presentes edições da Escola no período de 1930 a 1935. Objetivou-se mais especificamente analisar as temáticas publicadas, a organização e estruturação das edições, bem como investigar o conteúdo imagético suas relações associadas a representação dos pressupostos da Escola Nova. O período investigado foi selecionado por demarcar os anos em que a revista circulou, mas também para compreender o contexto histórico que se circunscreveu durante a denominada Revolução de 30. O estudo é do tipo documental, tendo como fontes centrais para a composição do corpus da pesquisa as edições da revista Escola, o jornal O Estado do Pará e a Mensagem do Governador do Pará ao Legislativo. Para a análise dos documentos, utilizou-se a perspectiva teórico metodológica da História Cultural em interface com o estudo sobre a Imprensa de Educação e Ensino, são utilizados para compreender as representações das práticas e as práticas da representação, no sentido de identificar códigos, finalidades e destinatários das representações que circularam nas narrativas da Escola. Análise de textos, imagens e fotografias evidenciaram que as representações que circularam nas publicações apresentavam a finalidade de coordenar o movimento de mudanças na prática educativa do professorado. Assim pode-se caracterizar o rearranjo institucional veiculado pela revista que objetivava modelar a prática cultural educacional instituída através das publicações da referida revista e constitui a história da educação em Belém do Pará.

Autor(a)

Cilene Maria Valente da Silva

Orientador(a)

Cesar Augusto Castro

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021