Na contemporaneidade, vive-se um momento no qual as relações humanas estão cada vez mais fragilizadas e inconsistentes. O ser humano, desprovido de empatia, não adquire a capacidade de se preocupar, de forma genuína, com as relações sociais e amorosas que estabelece. Tal fenômeno é apontado por Bauman como “modernidade líquida”. Apesar de descrever o fenômeno social, ele não oferece uma resposta, do ponto de vista psíquico, acerca dos motivos que levam as pessoas a não se implicarem afetivamente em seus relacionamentos. O objetivo deste trabalho é o de analisar, de modo interpretativo, a relação entre o cuidador-bebê e a fragilidade dos laços humanos pela ótica da teoria do amadurecimento pessoal, desenvolvida por Winnicott. O psicanalista discute a relação cuidador-bebê e as implicações dessa relação diádica na formação da personalidade de cada indivíduo ao propor um conhecimento próprio denominado “Teoria do Amadurecimento”, na qual é descrita o percurso desenvolvimentista do bebê em relação com seu ambiente de cuidados. As proposições em torno dessa teoria servirão de base para as investigações e discussões nesta tese, em articulação com estudos de outros autores psicanalíticos. Em relação à metodologia da pesquisa, é composta de duas etapas: a primeira compreende a revisão bibliográfica de algumas das principais obras clássicas escritas por Bauman, Winnicott, entre outros teóricos da psicanálise, que abordaram a construção e as fragilidades dos laços sociais na interação cuidador-bebê. Na segunda etapa, adotar-se-á o método psicanalítico-interpretativo por meio da análise do filme (dirigido por Lynne Ramsay) e fragmentos do livro (de Lionel Shriver) de mesmo nome: “Precisamos falar sobre o Kevin” (2011), com destaque para o personagem Kevin e seu ambiente/rede de cuidados. A tese é a de que a modernidade líquida e a fragilidade dos laços sociais são um fenômeno macrossocial, composto por vários fenômenos microssociais que apontam para “falhas ambientais” em diversas esferas, mas que, de forma micro, têm suas origens na qualidade da relação entre o ambiente-cuidador e o bebê, em um período primitivo específico do desenvolvimento emocional – estágio de concern –, o qual compromete a conquista da capacidade de se preocupar com o outro. A isso denominamos “relação líquida cuidador-bebê”.
Relação Cuidador-Bebê e os Vínculos Precários de uma Sociedade Líquida, A
Luan Sampaio Silva
Orientador(a)
Janari da Silva Pedroso
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2024