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Quantos Mundos Há na Arte? Crítica de Arte em Belém do Pará (1896-1914)

8 de Abril, 2025 . Dissertações Gabriel Borges Souza

Na virada do século XIX para o século XX, a cidade de Belém do Pará experimentou diversas transformações devido ao boom econômico referente à comercialização da borracha e a experimentação modernizadora que foi característica do período, tempo este que ficou conhecido no campo das artes e da cultura como “Belle Époque Amazônica”. Imbricado a projetos políticos, um circuito de exposições de Belas Artes ganhou notoriedade e se dinamizou, sendo Belém requisitada, à época, por diversos artistas nacionais e internacionais. Damos maior atenção aos salões e exposições que ocorreram principalmente a partir da década de 1900, quando o foyer do Theatro da Paz passou a ser o espeço privilegiado para os vernissagens, saraus e demais eventos artísticos. A presente dissertação visa fazer uma análise do papel da crítica de arte junto a este circuito de exposições e à sua divulgação e debates nos órgãos de imprensa. Acreditamos que a imprensa impressa do período teve influência direta na publicação e na circulação dos textos de crítica de arte como parte de um projeto civilizador, republicano e de formatação de padrões artísticos estabelecidos em diálogo com centros europeus e nacionais. A partir da análise dos jornais A Província do Pará e Folha do Norte, buscamos compreender o papel que os críticos Antônio de Carvalho, Alfredo Sousa e João Affonso do Nascimento desempenharam a partir de sua inserção na arena das letras, assim como de seus posicionamentos políticos, matrizes intelectuais, referências estéticas na consolidação e na propagação do circuito de Belas Artes na Belém do entresséculos.

Autor(a)

Gabriel Borges Souza

Orientador(a)

Aldrin Moura de Figueiredo

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2024