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“Projeto Sala de Leitura” e a Formação de Leitores em uma Escola Pública da Cidade de Belém-Pará, O

1 de Maio, 2025 . Dissertações Paulo Demetrio Pomares da Silva

Este estudo realizou uma análise das práticas do “Projeto Sala de Leitura” desenvolvidas na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, da Rede Municipal de Ensino de Belém-PA. As observações e coletas de dados foram realizas ao longo do ano de 2017. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e práticas de educação e leitura especificadas nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e materializadas pelos sujeitos envolvidos com o “Projeto Sala de leitura”. A metodologia utilizada amparouse na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e analise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do “Projeto Sala de leitura”, os coordenadores pedagógicos que acompanham o projeto, e a direção da Escola Liceu. Utilizamos como procedimento de coleta de dados a gravação de entrevistas, leitura e análise de documentos selecionados tanto na Secretaria Municipal de Educação, quanto na escola investigada. Quanto aos procedimentos analíticos, realizamos o cruzamento das fontes com as falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, buscamos o diálogo teórico com as obras de autores, tais como: Durkheim (2011), Contreras (1983), Freire (1987, 2003), Cambi (1999), Trilla (2008), Brandão (2016), Kato (1985), Leffa (1996), Perrotti (1999), Colomer (2007), Petit (2008), Costa-Übes (2010), Jouve (2013), entre outros. Os resultados deste estudo apontam contradições entre os documentos oficias da SEMEC e da Escola. Contradições essas que também são percebidas nos encaminhamentos pedagógicos sobre leitura que visam atender as exigências determinadas pela Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), do Governo Federal.

Autor(a)

Paulo Demetrio Pomares da Silva

Orientador(a)

Nilo Carlos Pereira de Souza

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2019