Trata-se de tese de doutorado em Educação, cujo objeto de análise é o Projeto de Aceleração da Aprendizagem “Mundiar” e suas implicações na gestão e na qualidade da educação, enquanto estratégia da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/PA, para combater por meio da Parceria Público-Privada (PPP) a distorção idade-série no período de 2014 a 2021, em três escolas públicas do Ensino Médio em Ananindeua-PA e o objetivo geral é analisar as implicações do Projeto Mundiar, como produto da relação público-privada na efetivação da gestão democrática e na qualidade da educação básica pública em Ananindeua-PA. A busca da compreensão do complexo Projeto “Mundiar”, que faz parte de uma totalidade social e de suas múltiplas determinações nos levou a contextualizar a origem do Estado Moderno Capitalista, a década de 1990 como a década das reformas no Brasil e o anúncio das privatizações da educação escolar pública, bem como à análise da agenda de articulação empresarial global e local e a literatura que trata da qualidade da educação e da efetivação da gestão democrática nas escolas públicas. O referencial teórico-metodológico que fundamentou esta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, possibilitando assim, caminhar em direção à essência do Projeto “Mundiar” e apreender suas possíveis implicações na gestão e na qualidade da educação paraense. Trata-se de uma abordagem qualitativa e metodologicamente, foi feita a análise bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo onde foi possível a utilização de instrumentos de coleta de dados como a entrevista semiestruturada. Com base nos resultados da pesquisa, podemos concluir que, historicamente, os projetos educacionais implantados pela SEDUC-PA, via Parceria PúblicoPrivada, pouco alteram a realidade dos que neles são incluídos para além da certificação, porque prezam por uma educação escolar, que denominamos de “Educação Caiada” como sinônimo de educação que tem a aparência de que promove a inclusão, na perspectiva de uma formação de qualidade socialmente referenciada, mas sendo tendenciosa e aligeirada, arrumada em kits padronizados, midiáticos e comerciais, sob discursos falaciosos, acaba ofuscando as contradições de classe, configurando-se assim, em mais uma estratégia que resulta em lucro ao capitalista, e em contradição, reforça a desigualdade social e o fracasso escolar.
Projeto “Mundiar” e suas Implicações na Gestão e na Qualidade da Educação Básica Pública Oferecida em Escolas de Ananindeua-PA, O
Neli Moraes da Costa Mesquita
Orientador(a)
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022