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Projeto Gavião: Curso de Formação de Professores Leigos do Estado do Pará

29 de Abril, 2025 . Dissertações Ingrid Rayane Dias Rodrigues

A pesquisa intitulada “Projeto Gavião: curso de formação de professores leigos do estado do Pará”, tem como objetivo descrever o processo de formação docente desenvolvido pelo Projeto Gavião aos professores leigos de territórios do campo do estado do Pará, ressaltando as mudanças no cenário docente do estado e, como objetivos específicos: compreender a necessidade de formação de professores ofertada no Brasil e no Pará entre as décadas de 70 a 80, compreender como era desenvolvida a formação de professores no Brasil e no Pará no contexto histórico que o Projeto Gavião foi criado, identificar se durante seu desenvolvimento considerou a realidade da zona rural dos professores atendidos, evidenciar as principais contribuições que o Projeto Gavião proporcionou para a formação de professores de 1° e 2° grau do Pará. A pesquisa caracteriza-se como estudo de campo, de natureza qualitativa. As análises dos dados coletados foram feitas com base na documentação levantada, já que os registros sobre o projeto são escassos, e em entrevistas realizadas com dois professores formados pelo Projeto Gavião na cidade de Abaetetuba. Para isso, foi necessário buscar os dados na biblioteca e no arquivo do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará, assim como, em relatórios anuais da Unidade Regional de Ensino de Castanhal (SEDUC), e em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses de abordaram sobre a temática, além de realizar deslocamentos de Belém para Abaetetuba e da sede desta a um terrítório ribeirinho para realizar entrevista com um dos professores.

Autor(a)

Ingrid Rayane Dias Rodrigues

Orientador(a)

Waldir Ferreira de Abreu

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023