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Programa Bolsa Família e Educação no Município de Portel, Marajó, Estado do Pará

29 de Abril, 2025 . Dissertações Pedro Cabral da Costa

Esta pesquisa investiga a relação entre o Programa Bolsa Família (PBF), executado pelo governo federal do Brasil, e educação. O PBF traz à baila importante questões ligadas à relação entre pobreza e educação, vivenciadas pelas famílias beneficiárias do Programa. A questão norteadora que levantamos é: que relações há entre o PBF e a educação no município de PortelMarajó/PA? Com base na questão que gerou o problema da pesquisa, outras inquietações foram suscitadas: como os sujeitos da pesquisa – equipe gestora da escola estudada e família – percebem a relação entre pobreza, família e escola? Qual a realidade social e educacional vivenciada pelas famílias beneficiárias do PBF no município de Portel? Como escola e família beneficiárias do PBF compreendem a frequência escolar como uma das condicionalidades do programa? Como objetivo geral definimos: analisar, por meio da pesquisa quanti/qualitativa, as relações estabelecidas entre PBF e educação no município de Portel-Marajó/PA, com vistas à compreensão da pobreza e sua intersecção com a escola. Quanto aos procedimentos metodológicos, optamos pelo enfoque quanti-qualitativo, desenvolvido em trêsfases essenciais, conforme sustenta Gil (2002). Na primeira fase, de delimitação da unidade-caso, foram consideradas as experiências e vivências do pesquisador com o objeto de estudo, além de pesquisa exploratória. Na segunda fase investiu-se na produção de dados. Foram produzidos dados a partir dos documentos que versam sobre a legislação do PBF e do trabalho de campo que teve como sujeitos da pesquisa a equipe gestora da escola pesquisada no município de Portel e uma família beneficiária do PBF. Utilizou-se como instrumento de pesquisa: observação e entrevistas semiestruturadas, feitas seguindo um roteiro semiaberto, organizado em eixos estruturantes. Na terceira fase da pesquisa fez-se, com base em Rego & Pinzani (2012; 2013), Amartya Sen (2010), Tereza Campelo (2013; 2017), Arroyo (2012; 2013), Mendonça (2012) e outros, a análise dos dados mediada pelas seguintes categorias: pobreza, famílias beneficiárias do PBF e educação. Os resultados nos colocaram diante de reflexões em relação ao fenômeno da pobreza a qual não será erradicada por intermédio de um programa de distribuição de renda como no caso do PBF, ainda que este atenda às urgências da fome. Colocou-nos ainda mediante o debate de que é necessário tratar do tema, visto que uma das condicionalidades do referido Programa é a frequência escolar, o que expõe tanto a escola quanto a família como protagonistas essenciais para atingir os objetivos do Programa que é a ruptura intergeracional do ciclo da pobreza. O estudo apresenta uma gama de possibilidades para novos olhares e reflexões sobre o fenômeno educacional no Brasil, especialmente na Amazônia, onde se tem uma realidade em que vivem milhares de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

Autor(a)

Pedro Cabral da Costa

Orientador(a)

Sônia Maria da Silva Araújo

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023