A saúde mental docente, em geral, tem sido estudada pela via da precarização do trabalho, pelo sofrimento psíquico de um trabalho que é pouco valorizado no Brasil, ou ainda pelas práticas de gestão e educação em saúde mental e coletiva. Também é comum visualizar pesquisas a respeito da qualidade de vida na docência e a percepção de docentes sobre a própria saúde e riscos da profissão. Todavia, este trabalho de Mestrado em Psicologia tem como objeto a produção da saúde mental docente por meio das narrativas memoriais de uma professora do Ensino Superior Privado, na Grande Belém-PA e pesquisadora de Psicologia, a partir dos processos singulares que esta desenvolve como micropolítica do cuidado integral à saúde, considerada enquanto modo de andar a vida. Em termos de problema de pesquisa, observa-se que entre o trabalho prescrito e o realizado, é possível uma sobrevivência mortificada e reprodutiva despersonalizante em alguns momentos, porém, paradoxalmente, também é possível efetuar o trabalho vivo como criação, no cuidado de si e da cidade. Pergunta-se: quais tecnologias de si e práticas de cuidado em integralidade da saúde mental e coletiva são produzidas pela docente e pesquisadora de Psicologia que é a autora deste estudo de mestrado e decidiu fazer uma pesquisa autobiográfica a respeito das análises de suas memórias que são arquivos pessoais enquanto professora no Ensino Superior Privado, na Grande Belém-PA? Diante da precarização e desvalorização das práticas docentes e das violências de gênero sofridas por mulheres no cotidiano do trabalho, quais ações de resistências na produção da saúde mental e coletiva são possíveis de serem construídas a partir das narrativas autobiográficas da professora do Ensino Superior Privado que realiza este estudo? Justifica-se esta atividade de pesquisar a produção da saúde mental da docente de forma autobiográfica porque pouco se tem ouvido as vozes de mulheres no seu lugar de fala, além do que, a História Oral, em trabalhos de estudo de caso com autobiografias e biografias podem trazer contribuições relevantes para a Psicologia, a sociedade e a saúde na esfera de análises documentais e com diários de campo que são memórias políticas, culturais e afetivas do exercício de cuidado de si e da cidade como dispositivo de equidade, integralidade, intersetorialidade e cogestão da educação em saúde experimentada pela própria docente pesquisadora como trabalho vivo, em uma pesquisa-intervenção. Como metodologia, escolhi a História Oral, a autobiografia, a produção do diário de campo, a pesquisa documental e algumas ferramentas da Cartografia e dos estudos da Clínica do Trabalho na Análise Institucional a partir do cuidado de si e da cidade, no eixo metodológico da categoria de integralidade como prática de produção da saúde mental e coletiva em uma ética da existência da micropolítica do trabalho vivo. Pude vivenciar resistências e inventar novos modos de existência por meio da atividade docente, de pesquisadora e como psicóloga. Apesar das pressões experimentadas na precarização do meu trabalho, fui adquirindo maneiras de lidar com elas para que não me tomassem a ponto de me impedir de criar e acredita em mundos possíveis.
Produção da Saúde Mental e Coletiva no Ensino Superior Privado na Grande Belém-PA: Memórias de uma Professora Pesquisadora de Psicologia
Carla Regina Guerra Moreira Lobo Teixeira
Orientadores(as)
Alcindo Antonio Ferla
Flávia Cristina Silveira Lemos
Flávia Cristina Silveira Lemos
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2023