Skip to main content

Pós-Graduação Stricto Sensu e as suas Possíveis Influências na Formação de Novos Pesquisadores, A

29 de Abril, 2025 . Dissertações Lilian Cristina Rodrigues de Souza

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E AS SUAS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PESQUISADORES”, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante seu curso de pós- graduação stricto sensu. Para este propósito, foi feito um levantamento bibliográfico com a intenção de coletar artigos relevantes para a temática abordada na dissertação, também foi realizada para este trabalho a pesquisa documental para contribuir no acesso aos dados e informações a serem analisados a partir dos documentos oficiais dos Planos Nacional de Pós- Graduação e Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação (2017-2020). Após a catalogação dos materiais coletados, foi feita uma análise crítica e detalhada dos dados obtidos. Os resultados mostram que o processo formativo em nível de pós-graduação stricto sensu é repleto de barreiras desafiadoras para os estudantes e que os estudos acerca dessa temática têm uma área regional de concentração específica, no entanto, os relatos são semelhantes em qualquer região em que as pesquisas foram desenvolvidas. Apesar de não ser uma novidade os enfrentamentos durante a formação, pouco se discute sobre as influências deste processo na vida acadêmica, profissional e pessoal dos(as) pós-graduandos. As considerações destacadas é que a ciência em relação a pressão que se tem para obter um bom trabalho e a competição na pós-graduação é muito alta e é difícil para os estudantes manterem um equilíbrio entre seus estudos acadêmicos e sua carreira. O estresse e a desmotivação são comuns entre os estudantes que enfrentam a pressão de seu curso. Além disso, existem outros fatores que contribuem para o estresse, como o alto custo financeiro de se manter durante a formação, o curto tempo para a conclusão dos cursos, a dificuldade de lidar com o trabalho de pesquisa e apressão de se destacar no meio acadêmico.

Autor(a)

Lilian Cristina Rodrigues de Souza

Orientador(a)

Waldir Ferreira de Abreu

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023