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Por uma Universidade Crítica: Dialética, Práxis e Educação à Luz das Teorias de Theodor Adorno e Paulo Freire

29 de Abril, 2025 . Dissertações Edson Costa Noronha

Objetiva-se nesta pesquisa analisar em que sentido o conceito de práxis, tal como é concebido pela teoria crítica em Adorno e Freire, pode se mostrar relevante para a educação na universidade entendida como instituição que, na sua refundação moderna, define-se como crítica e emancipatória. Para chegar a essa elucidação, elegemos três momentos com visadas preliminares para atingimento mais profícuo do nosso escopo: 1. Compreender quais são as relações existentes entre as noções de práxis antiga e moderna nas teorias de Marx e Adorno; 2. Refletir sobre como o conceito de práxis é entendido no interior do materialismo histórico dialético e suas implicações na pesquisa educacional; 3. Baseado na dialética negativa e na crítica, identificar e discutir o legado da noção de práxis nas filosofias da educação adorniana e freiriana. Já quanto à perspectiva metodológica da pesquisa optamos por um caminho de caráter qualitativo, analítico e bibliográfico, valendo-se principalmente da consulta de livros e artigos científicos, monografias e teses, que poderão auxiliar no percurso teórico da dissertação. Assim, a abordagem teórico-metodológica que fundamentará a presente pesquisa é a abordagem materialista-histórico-dialética, naquilo que ela tem como herança presente na teoria crítica, a qual considera que os fenômenos sociais não podem ser entendidos de maneira isolada da história econômica, política e cultural, tendo como ponto fulcral a práxis como categoria de análise, aqui considerada como o terreno em que se opera a unidade indissolúvel entre o trabalho intelectual e o trabalho prático. É a crítica da universidade como local de realização da práxis emancipatória e crítica que se quer apresentar.

Autor(a)

Edson Costa Noronha

Orientador(a)

Damião Bezerra Oliveira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023