Skip to main content

Políticas Afirmativas Para Povos Indígenas – Sob o Olhar dos Protagonistas

8 de Abril, 2025 . Teses Edimar Antonio Fernandes

A formação em nível superior é uma das possibilidades pensadas pelos povos indígenas como superação das relações assimétricas e coloniais que se estabeleceram historicamente. Tal formação é frequentemente requerida pelas lideranças tradicionais e políticas, que entendem a obtenção da graduação como um dos caminhos para alcançar a autonomia das comunidades, uma vez que os conhecimentos adquiridos, criam condições adequadas ao direcionamento dos projetos comunitários. A demanda crescente por espaços no ensino superior traz consigo problemas relativos à formação deste novo público, dentre eles, o ingresso, a permanência e o sucesso de indígenas. Tenta-se na tese constatar a existência de protagonismo indígena verificando as formas como ele desponta entre os indígenas estudantes que lutam para garantir a formação em nível superior na Universidade Federal do Pará (UFPA). A proposta demanda a produção de texto alinhado às perspectivas dos povos indígenas e à adequação das Políticas de Ações Afirmativas como requerido pelos movimentos indígenas – a partir das aldeias – e, internamente, à Instituição que nos acolhe. Assim sendo, os depoimentos indígenas colhidos, em conversas com finalidade e em eventos diversos, é suporte do trabalho, realizado por intermédio da escuta atenta dos indígenas discentes e das lideranças tradicionais e políticas. Ouvir os “parentes” permitiu conhecer a realidade vivida por eles, os problemas existentes, as discriminações sofridas, as (im)possibilidades de continuação dos cursos que os não indígenas chamam de evasão escolar. A escuta favoreceu a compreensão das diferentes estratégias e do protagonismo indígena no enfrentamento das dificuldades, ampliando e relativizando a minha participação no cotidiano acadêmico. Nesse ambiente, fui um participante observador, representante entre os que a Antropologia vem lidando nas últimas décadas. Afinal, estamos em cena.

Autor(a)

Edimar Antonio Fernandes

Orientador(a)

Jane Felipe Beltrão

Curso

Antropologia

Instituição

UFPA

Ano

2018