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Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): Uma Revisão da Literatura (2013-2018), O

2 de Maio, 2025 . Dissertações Lena Leticia Braga Teixeira

Este trabalho analisa a produção científica sobre o Plano de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR em periódicos nacionais encontrados no Portal de Periódicos da Capes, Scielo e em teses e dissertações disponibilizadas na base de dados dos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará – UEPA, no período de 2013 a 2018, já que se trata de uma política de governo com repercussões importantes na formação docente. O PARFOR é considerado um programa de formação de professores em exercício na educação básica em caráter emergencial, pois foi criado com o objetivo de suprir a necessidade de formar professores em nível superior, que passou a ser uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/1996. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro capitulo procurou-se analisar as políticas de formação docente especialmente as direcionadas para os professores em exercício na educação básica, bem como procurou-se situar a os principais programas de formação em serviço criados pelo Ministério da Educação – MEC, a partir dos anos de 1990, mais precisamente, a partir da aprovação da Lei nº 9.394/1996. No segundo capitulo foi realizada uma revisão da literatura em periódicos nacionais sobre o PARFOR, onde foi possível traçar um panorama da produção científica sobre esse tema em artigos relacionados ao assunto, selecionados no Portal de Periódicos da Capes e Scielo. O último capitulo versa sobre a produção acadêmica em teses e dissertações disponibilizadas na base de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Por fim, foram feitas as considerações finais dos resultados obtidos e os achados da pesquisa. Os resultados apontam para a escassez de estudos desenvolvidos sobre o PARFOR, à vista da repercussão que este programa de formação de professores em serviço tem no cenário educacional além de uma variabilidade de associações feitas sobre o assunto. Verificou-se inicialmente a relação entre esse programa, expansão da educação superior e as reformais educacionais e posteriormente foi privilegiado sua associação com outras temáticas, como as que analisam esse programa considerando sua influência na pratica pedagógica dos docentes em formação, o que ficou evidente nas teses e dissertações encontradas. Nas conclusões, confirmase o entendimento de que se trata de uma política de formação continuada, ao invés de formação inicial, o que é um entendimento ainda existente sobre o PARFOR.

Autor(a)

Lena Leticia Braga Teixeira

Orientador(a)

Arlete Maria Monte de Camargo

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018