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Plano de Formação Docente/Parfor e a Inter-Relação com o Regime de Colaboração no Estado do Pará, O

20 de Maio, 2025 . Teses Edinilza Magalhães da Costa Souza

A temática desta pesquisa é a formação de professores, que, no contexto das reformas estruturais, é apresentada com ênfase no discurso dos organismos multilaterais, que veiculam sua importância quanto ao equacionamento das necessidades formativas e à elevação dos níveis de qualidade educacional dos países. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) constitui o objeto deste estudo, cuja análise se efetiva a partir das determinações estruturais que configuram esse programa de formação docente, em serviço, imputando-lhe nova concepção e efetivando mudanças na formação de professores. A questão central deste estudo consistiu na investigação da relação existente entre o desenvolvimento do Parfor e o regime de colaboração, no Estado do Pará. Adotou-se o referencial teórico-metodológico crítico, que considera o contexto das relações políticas, econômicas, sociais e culturais que configuram as políticas de formação de professores e possibilitam desvelar as contradições presentes na materialização do Parfor, assim como as mediações necessárias ao objeto de estudo, analisando o conhecimento enquanto uma totalidade. Para tanto, as técnicas utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos oficiais, sendo todo o material coletado submetido à análise de conteúdo. O campo empírico do estudo foi composto por 04 (quatro) gestores do Parfor no Estado do Pará (dois Coordenadores Estaduais; Coordenadora Adjunta da IES/UFPA; Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEPP/PA) e oito professores cursistas do Parfor/UFPA. Os resultados apontados neste estudo sugerem a vinculação do Parfor ao projeto neoliberal, difundindo os princípios da gestão gerencial e produtivista. Para este propósito, contou com o consentimento ativo de gestores e professores em formação. A concepção de formação identificada no PARFOR se pauta na formação pragmática, focal, e dissocia a perspectiva da educação como direito de todos, e de qualidade socialmente referenciada. O estudo constata, ainda, fragilidades na efetivação do regime de colaboração no desenvolvimento do Programa, visto que os acordos firmados pelos entes federados se pautaram por ações estanques e não cooperativas, evidenciando ausência de regulamentação do regime de colaboração, com implicações ao desenvolvimento do Plano de Formação Docente (Parfor) no Estado do Pará.

Autor(a)

Edinilza Magalhães da Costa Souza

Orientador(a)

Olgaíses Cabral Maués

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018