O presente estudo buscou conhecer a percepção dos educadores de duas instituições de acolhimento da região metropolitana de Belém do Pará, com destaque para concepção sobre vínculos afetivos no cuidado de crianças na faixa etária de dois a seis anos nesse contexto específico. Participaram 10 educadores. Para a elaboração deste estudo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada com 10 perguntas abertas sobre o tema: cuidado, apego, vínculos afetivos e desligamento da instituição. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram criadas duas categorias molares: Acolhimento e experiências de cuidado e Vínculos, cuidado e sentimentos no acolhimento institucional. Para cada uma delas foram propostas três categorias moleculares, respectivamente: Acolhimento e medida protetiva, Cuidados formais e afeto e A referência familiar no cuidado; Vínculo afetivo e cuidado, Apego e cuidado e Sentimentos ligados ao desligamento da instituição. Os resultados encontrados apontaram que o acolhimento na percepção dos educadores é reconhecido como uma medida de proteção para as crianças, sendo esta uma alternativa favorável ao seu desenvolvimento. Os principais cuidados oferecidos às crianças estão pautados na higiene e cuidados físicos. A referência aos cuidados familiares na percepção dos educadores está diretamente ligada a educação fornecida aos seus filhos em casa, pois os mesmos buscam educar as crianças de acordo com os exemplos e experiências de suas casas. Segundo os educadores, os vínculos afetivos são fundamentais para uma boa condição de trabalho com as crianças, sendo impossível não criar esse tipo de ligação com elas. O apego no cuidado com as crianças foi observado pelos profissionais como algo importante e, ao mesmo tempo, prejudicial, pois, segundo os educadores, esse sentimento pode se tornar difícil de controlar. Esse controle está ancorado na ideia de que o apego e o vínculo podem promover o sofrimento no ato do desligamento das crianças da instituição. Os resultados reforçam a ideia de que a instituição de acolhimento é um espaço de constantes transformações, de promoção de desenvolvimento, tanto físico quanto emocional para as crianças, sendo que, nesse lugar, os educadores se tornam referência no cuidado e na relação afetiva com as crianças e contribuem com o seu desenvolvimento psicológico.
Percepções de Educadores sobre Vínculos no Cuidado de Crianças em Acolhimento Institucional
Andre Isaac da Silva Assunção
Orientador(a)
Janari Pedroso
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2016