Skip to main content

Pedagogias Decoloniais na Produção Stricto Sensu em Educação no Brasil: Entre Aproximações, Tensões e Rupturas Paradigmáticas, As

19 de Maio, 2025 . Teses Alder de Sousa Dias

O relatório resulta de uma pesquisa de doutorado em Educação que tematiza as pedagogias decoloniais. A questão-problema a conduzir a pesquisa é: quais as contribuições da produção stricto sensu brasileira em Educação às pedagogias decoloniais? Como corolário, surgem cinco questões suleadoras, quais sejam: (a) Como escritos de Enrique Dussel, Catherine Walsh e Zulma Palermo contribuem para a constituição das pedagogias decoloniais?; (b) Como se caracteriza o pensamento decolonial na produção stricto sensu brasileira?; (c) Quais os marcos genealógicos das pedagogias decoloniais no Brasil, a partir das teses e dissertações em Educação?; (d) Que especificidades ocorrem no debate sobre as pedagogias decoloniais, a partir das teses e dissertações em Educação no Brasil?; e (e) Como a Educação Popular tem contribuído no debate sobre as pedagogias decoloniais, no Brasil? Constitui-se no objetivo geral da pesquisa a análise das contribuições às pedagogias decoloniais, oriundas de teses e dissertações em Educação, produzidas no Brasil. Identificar contribuições às pedagogias decoloniais a partir de escritos de Enrique Dussel, Catherine Walsh e Zulma Palermo; caracterizar o pensamento decolonial na produção stricto sensu brasileira; indicar marcos genealógicos das pedagogias decoloniais, desde a produção stricto sensu em Educação; explicitar especificidades do debate sobre as pedagogias decoloniais; e, apontar contribuições da Educação Popular para o debate sobre as pedagogias decoloniais no Brasil, configuram-se nos objetivos específicos da pesquisa. Consiste em uma pesquisa decolonial, circunscrita ao método analético em perspectiva decolonial. Por subsunção, trata-se, mais especificamente, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, de abordagem predominantemente qualitativa e de natureza bibliográfico-documental. O referencial teórico predominante é o pensamento decolonial. De modo geral, as fontes documentais foram registros de teses e dissertações, filtrados a partir do descritor de busca: “decolonial”, junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Catedi/Capes). À medida que se sistematizaram os dados coletados, foi-se realizando um movimento dedutivo, até se chegar a quatro teses, que foram lidas e analisadas, na íntegra. A análise de Dussel (1980), Walsh (2009; 2013; 2014; 2017) e Palermo (2014) e dos relatórios doutorais de Mancilla (2014), Mota Neto (2015), Rodrigues Jr (2017) e Gil (2021), confirmam a tese defendida, que: a pós-graduação stricto sensu brasileira em Educação tem produzido contribuições às pedagogias decoloniais, na medida em que: não se limita a reproduzir conceitos elaborados por integrantes da Rede Modernidade/Colonialidade; considera processos de resistência, luta e transformação socioeducacional ante o poderio moderno-colonialcapitalista; tendo como ponto de partida, contextos sociais locais que envolvem alteridades historicamente oprimidas, subalternizadas e invisibilizadas, sem perder de vista a relação com o global; e buscando alcançar a constituição de um mundo solidário, justo, culturalmente horizontal e pluriversal, ao encontro da transmodernidade.

Autor(a)

Alder de Sousa Dias

Orientador(a)

Waldir Ferreira de Abreu

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2021