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“Para Inglês Ver”: Sobre o Casamento Infantil em Belém do Pará

24 de Abril, 2025 . Dissertações Camila Maria Figueiredo Malcher Pantoja

Esta dissertação faz uma análise psicológica sobre o casamento infantil em Belém a partir das práticas discursivas de meninas entre 13 e 17 anos, seguindo as pistas deixadas pelo relatório do Promundo (2015), que destaca o Pará como o primeiro Estado brasileiro com maior ocorrência destas relações. O presente trabalho se atém substancialmente à matéria primordial da Psicologia: a subjetividade. A partir da episteme do construcionismo social, a investigação ousou em apostar na crítica decolonial e sua proposta de giro epistêmico como guia teórico- metodológico insurgente do sentir-pensar na e a América Latina fazendo aproximações destes saberes pela ênfase do uso da linguagem, sua temporalidade e do contexto em que ela é empregada, enlaçando-as. Para isto, foram realizadas oficinas impulsionadoras de rodas de conversas nas quais participaram o total de nove meninas, não necessariamente casadas, moradoras de uma periferia no bairro central de Belém, discorrendo sobre sexualidade, vivências familiares, afetividades, educação, violência, drogas, etc. A análise das práticas discursivas foi baseada em conceitos decoloniais para se pensar as subjetividades e suas implicações na prática do casamento infantil, sendo possível compreender o entendimento que as meninas possuem em relação à infância, casamento em suas idades, assim como, os desafios e (in)alcances de políticas públicas que, como em um jogo de interesse/desinteresse governamental, percebe-se estar em campo diretamente implicado na ocorrência dessas relações a seguinte premissa: o Estado dá com uma mão o que já retirou com a outra. Para inglês ver, há ações que impedem o casamento infantil, ao mesmo tempo em que alicia, através de colonialidades, elementos que produzem corpos periféricos para manter a premissa da matriz colonial-imperial de poder, para todo centro: periferia.

Autor(a)

Camila Maria Figueiredo Malcher Pantoja

Orientador(a)

Maria Lúcia Chaves Lima

Maria Lúcia Chaves Lima

Curso

Psicologia

Instituição

UFPA

Ano

2019