Skip to main content

Organização do Trabalho Pedagógico da Disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA

1 de Maio, 2025 . Dissertações Andre Luis Ferreira Miranda

Este trabalho tem por objetivo central analisar a função social da disciplina Educação Física enquanto processo de formação humana na Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA. Nesse sentido, apresenta-se como problema de pesquisa: qual função social a disciplina Educação Física vem assumindo no processo de formação humana promovida pela Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA? Para tanto, esta pesquisa se referencia por uma aproximação ao método teórico materialista histórico dialético pertencente à tradição marxista, por compreendermos que a análise e produção do conhecimento se dá pela dialética interpretação das inúmeras determinações que se apresentam ao objeto na realidade concreta. Como procedimentos metodológicos, realizou-se a análise dos documentos oficiais que orientam a prática pedagógica do professor de Educação Física na escola. Para a coleta dos dados empíricos, foi utilizado a aplicação de questionário e entrevista de caráter semiestruturado com 8 (oito) docentes docente, valendo-se da análise qualitativa de caráter crítico-dialético. Como primeiros resultados, observamos uma ausência no diálogo pedagógico entre perfil curricular e planos individuais de trabalh. Acerca do conteúdo dos questionários e das entrevistas, percebem-se ricas e propositivas experiências formativas sendo desenvolvidas no trabalho pedagógico pelos professores. No entanto, enquanto coletivo, destacou-se a carência de uma unidade teórico metodológica, única e sistematizada, no processo escolarização da disciplina Educação Física. Conclui-se, que a função da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação se posiciona na possibilidade de uma formação crítica, contribuindo, assim, para a formação superadora dos indivíduos.

Autor(a)

Andre Luis Ferreira Miranda

Orientador(a)

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018