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Organização do Meio Social Educativo para a Formação de Conceitos por Crianças de uma Turma de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Belém-PA, A

29 de Abril, 2025 . Dissertações Lisley Monteiro Leão da Silva

O presente estudo tem por objetivo central analisar como uma professora de Educação Infantil organiza o meio social educativo de uma turma de crianças de quatro a cinco anos de idade, para promover o processo de formação de conceitos e possíveis implicações dessa organização no processo de desenvolvimento das crianças. Os objetivos específicos consistem em: a) Identificar como o processo de formação de conceitos é abordado na teoria de Lev S. Vigotski; b) Analisar como ocorre o processo de formação de conceitos em crianças em crianças em idade pré-escolar e c) Analisar como a organização do meio social educativo para a formação de conceitos pode contribuir para o processo de desenvolvimento de crianças de quatro a cinco anos de uma turma de educação infantil, tendo como pressupostos os princípios do sistema conceitual de Vigotski. Para alcançar os objetivos do estudo, os procedimentos metodológicos constaram de: i) Pesquisa bibliográfica acerca da produção científica sobre as práticas educativas com crianças da Educação Infantil, com o foco na organização do meio social educativo para o desenvolvimento do processo de formação de conceitos por crianças em idade pré-escolar; e ii) Pesquisa empírica de cunho histórico-cultural em uma turma de Educação Infantil de uma escola da rede pública do município de Belém-PA. O caminho metodológico da pesquisa empírica consistiu em três etapas básicas, a saber: 1) Seleção de uma turma de Educação Infantil de uma escola da rede pública do município de Belém-PA; 2) Observação, registros e análises das atividades realizadas pelas crianças da turma selecionada, com foco no processo de formação de conceitos; e 3) Intervenção na organização do meio social educativo para o desenvolvimento do processo de formação de conceitos por crianças da turma, a partir dos dados produzidos na primeira e segunda etapa da pesquisa, envolvendo a análise de dados e suas implicações. A intervenção foi subdividida em cinco momentos, 1) Roda de conversa; 2) Exposição de vídeo “De onde vem o açaí?”; 2) Leitura da Lenda do Açaí; 3) Contato das crianças com um pé de açaí – dia da árvore e 5) Degustação do açaí pelas crianças e roda de conversa final. Os resultados revelaram que a organização inicial para a realização da observação auxiliou na construção das próximas etapas da pesquisa empírica e consequentemente, me possibilitou um olhar mais atento quanto às interações das crianças entre si e comigo, não somente nessa etapa de pesquisa, mas durante todo o tempo de realização do trabalho pedagógico com a turma. A intervenção mostrou a importância de o(a) docente de Educação Infantil considerar a realidade e os interesses das crianças ao organizar o meio social educativo para promover o processo de formação de conceitos por meio uma prática educativa dialógica e promotora do desenvolvimento infantil. Conclui-se que a organização do meio social educativo para promover a formação de conceitos por crianças de 4 a 5 anos de idade de uma turma de educação infantil contribui de modo significativo para a melhoria do trabalho docente no que tange à organização da rotina pedagógica, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento das crianças como um todo, ao considerá-las como pessoas ativas em seus processos de desenvolvimento e levar em conta os seus interesses, conhecimentos e experiências. Finalmente, a pesquisa da minha própria prática, envolvendo leituras, pesquisa bibliográfica, observações e a realização de uma intervenção planejada, me permitiu concluir que ter uma teoria sólida como fundamento da prática docente se faz imprescindível para a realização uma investigação séria e bem embasada, bem como para a organização de um trabalho pedagógico que vise a formação de crianças como personalidades humanas conscientes.

Autor(a)

Lisley Monteiro Leão da Silva

Orientador(a)

Sônia Regina dos Santos Teixeira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2024