A presente pesquisa de dissertação de Mestrado, intitulada “Olha Como Ensina Essa Mulher, Será Que Ela É?” As Contribuições dos Coletivos Lésbicos de Belém/PA para a Identidade e o Fazer Docente de Professoras Lésbicas, trata da discussão acerca dos estudos de gênero e sexualidade e da identidade política, a partir dos movimentos sociais lésbicos de Belém do Pará. Para isso, busca-se compreender o processo de transformação identitária de docentes militantes em coletivos lésbicos, buscando entender o papel formativo dos coletivos lésbicos e sua influência na docência. A problemática visa entender quais as relações entre identidade lésbica, militância em coletivos lésbicos e docência lésbica. O projeto tem como objetivo geral identificar as relações entre identidade lésbica, militância em coletivos lésbicos e docência lésbica, e como objetivos específicos:1) Identificar processos de construção das identidades de docentes-militantes-lésbicas; 2) Compreender o papel formativo (educador) dos coletivos lésbicos e suas implicações/contribuições na prática docente de suas integrantes e 3) Analisar as relações/atravessamentos entre identidade lésbica, militância em coletivos lésbicos no fazer docente. A pesquisa constitui-se no campo da Educação, com abordagem qualitativa, empregando enquanto estratégia metodológica a entrevista semiestruturada e observaçãoparticipante e utiliza como referencial teórico-metodológico a decolonialidade interseccional, ferramenta pela qual permite analisar o processo de elaboração de identidades dessas mulheres inseridas em movimentos sociais considerando suas trajetórias e particularidades. A pesquisa apontou que os coletivos lésbicos oferecem um espaço seguro para compartilhar experiências e aprendizados, capacitando as participantes, oferecendo-as apoio na formação de identidades políticas. Essas vivências influenciam o ensino, que resultam em uma abordagem mais inclusiva e comprometida com a diversidade na sala de aula. Além disso, a pesquisa apontou as múltiplas violências enfrentadas pelas mulheres entrevistadas, como o racismo, lesbofobia, machismo, classismo e outras opressões diariamente vividas. Assim, este trabalho contribui para visibilidade de um assunto tão relegado a segundo plano mesmo dentro do movimento LGBTQIA+ e nos movimentos feministas. Afinal, como apontam as organizações de mulheres lésbicas, conseguir espaços de protagonismo, neste caso, significa enfrentar não apenas a lesbofobia, mas também o machismo e a estrutura patriarcal vigente no cenário social.
“Olha Como Ensina Essa Mulher, Será Que Ela É?” As Contribuições dos Coletivos Lésbicos de Belém/PA para a Identidade e o Fazer Docente de Professoras Lésbicas
Thais Marcele Fiel da Silva
Orientador(a)
Lúcia Isabel da Conceição Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023