Este estudo está inserido na temática da formação das crianças do campo no contexto da Ciranda Infantil do MST, e tem por objetivo analisar as Matrizes Pedagógicas que transversalizam a(s) práxis dos educadores(as) do MST na formação dos Sem Terrinha da Amazônia paraense. A Ciranda Infantil, nesse caso, passa a ser o objeto dessa pesquisa. A formação dos Sem Terrinha, na perspectiva freireana, se constitui como uma prática social dialógica, dinâmica e lúdica a partir da qual é possível depreender dimensões sociais, políticas e educativas que contribuem para problematizarmos a formação destes sujeitos no contexto da Ciranda Infantil do MST/Pará. É preciso ainda considerar, com especial atenção, a formação dos Sem Terrinha vinculada aos princípios da educação do campo e da Pedagogia do MST. Neste sentido, delineamos algumas indagações perante a intencionalidade da nossa pesquisa que nos auxiliaram na imersão em áreas de assentamento e acampamento, feiras e encontros do movimento no estado do Pará, dentre elas, interessa-nos saber como os(as) educadores(as) do MST trabalham as matrizes pedagógicas das Cirandas Infantis na formação dos Sem Terrinha da Amazônia paraense. Esta pesquisa de caráter qualitativa foi realizada no estado do Pará nos assentamentos da reforma agrária João Batista II, Acampamento Quintino Lira e nas Cirandas Infantis dos encontros, eventos e feiras da agricultura familiar realizados no período de 2019 a 2021 na cidade de Belém no Pará. Os resultados apontam para a emersão de uma metodologia capaz de organizar e analisar a Pluridimensionalidade de Matrizes Pedagógicas além de constituir-se de um processo formativo dos sujeitos a partir das Cirandas Infantis. Dessa forma afirma-se que não é possível pensar a Ciranda Infantil do MST, sem os Sem Terrinha no contexto da Amazônia paraense.
“Nada Sobre Nós Sem Nós”: A Pluridimensionalidade das Matrizes Pedagógicas na Ciranda Infantil com os Sem Terrinha na Amazônia Paraense
Dorilene Pantoja Melo
Orientador(a)
Salomão Antonio Mufarrej Hage
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023