Skip to main content

Mudanças no Mundo do Trabalho e Formação Profissional: Um Estudo sobre a Interface entre o PPC do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA e as Condições de Trabalho em Academias de Ginástica

29 de Abril, 2025 . Dissertações Adriano França Borges

O estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha ―Formação de Professores‖. Tem como objetivo analisar o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA e sua interface com as condições de trabalho de egressos em academias de ginástica, com a intenção de contribuir para a construção de um projeto pedagógico que atenda às necessidades dos futuros professores de Educação Física que pretendem atuar nos campos não escolares, em especial nas academias de ginástica. Apresenta o seguinte problema: Como se dá a relação entre os conhecimentos tratados acerca do mundo do trabalho no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA e as condições de trabalho encontradas pelos egressos em academias de ginástica? Fundamenta-se no materialismo histórico dialético como método, realizando uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da UFPA. Além disso, realiza uma análise de conteúdo neste mesmo documento, relacionando-o às respostas obtidas em questionários e grupo focal com 15 egressos do curso, formados há pelo menos 05 anos e que atuassem há pelo menos 01 ano em academia de ginástica. Demonstra e discute a evolução do modo de produção capitalista e, consequentemente, as transformações ocorridas no mundo do trabalho. Constata que tais modificações reordenam a atuação e a formação dos professores de Educação Física, levando-os à atuação em academias de ginástica. Tal fato demonstra a necessidade de se discutir condições de trabalho dentro da Universidade. Concluímos que apesar das condições de trabalho serem tão desfavoráveis à classe trabalhadora, o PPC da UFPA não dá a devida importância a esta discussão. Além disso, pudemos constatar que segundo os egressos, a formação em EF da UFPA não deu conta de garantir os conhecimentos necessários para a atuação em academias de ginástica e que as disciplinas responsáveis por esse campo de intervenção foram basicamente negadas.

Autor(a)

Adriano França Borges

Orientador(a)

Carlos Nazareno Ferreira Borges

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2022