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Mestrado Profissional em Letras: Contribuições à Formação Docente no Discurso dos Egressos da Universidade Federal do Pará

4 de Maio, 2025 . Dissertações Zulema Costa Dos Santos

O presente estudo procura compreender, a partir da análise do discurso dos egressos, a contribuição do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Federal do Pará na formação docente, especialmente no que diz respeito à promoção de autonomia, de qualificação da prática pedagógica e fomento a inovações. Depois da realização de uma revisão sistemática da literatura (RSL), visando mapear o estado atual dos estudos acerca dos mestrados profissionais voltados a professores da educação básica, em especial de Língua Portuguesa, chegou-se a um marco teórico acerca das pós-graduações stricto sensu e as iniciativas de formação continuada para professores de língua materna no Brasil composto por autores como Schäfer e Ostermann (2013), Neres, Nogueira e Brito (2014), Martins e Puggian (2014), Silva e Del Pino (2016), Martins e Ribeiro (2013), Campos e Gueriós (2017) e Cunha e Agranionih (2017). Para as categorias interpretativas estudadas, adotamos Contreras (2002), Franco (2016) e Messina (2001). Godoy (1995) amparou a opção pela abordagem qualitativa e o aporte teórico acerca da Análise do Discurso (AD), especificamente da noção de interdiscurso, derivou dos estudos de Fairclough (2016) Orlandi (2010) e Brandão (2006). Após o estabelecimento da base teórica e metodológica, foram filmadas e transcritas entrevistas realizadas, a partir de questionário semiestruturado, com cinco professores egressos do PROFLETRAS. Seus discursos foram analisados com foco em três categorias interpretativas – autonomia, prática pedagógica, inovação – com o objetivo de avaliar o impacto da formação na qualificação de suas práticas profissionais. O mestrado profissional em Letras – UFPA, provavelmente por algumas peculiaridades, como ser uma formação strictu senso, promover conexão efetiva entre teoria e prática, dar voz aos docentes, fomentar a pesquisa em seus espaços de trabalho, alcançou resultado considerado positivo e contribuiu para uma prática autônoma, reflexiva e inovadora dos cinco egressos entrevistados, ainda que esses não se encontrem livres de todo de certas amarras ideológicas, que incluem a hierarquização do saber e a responsabilização quase exclusiva do docente por sucessos e fracassos educacionais. Por fim, todos revelam se perceberem como professores melhores, mais satisfeitos consigo, mais motivados pela resposta positiva dos alunos às inovações; todos indicam ter adotado a prática de planejar atividades a partir das necessidades dos alunos em detrimento dos materiais pré-concebidos que lhes são impostos.

Autor(a)

Zulema Costa Dos Santos

Orientador(a)

Arlete Maria Monte Camargo

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018