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Magistério da Terra do Meio: Uma Experiência de Educação Diferenciada na Formação Inicial de Educadores e Educadoras Extrativistas

29 de Abril, 2025 . Dissertações Larissa Moura Lisboa Becker

Esta pesquisa tem como foco o processo de formação de professores realizado no Curso de Magistério desenvolvido na Terra do Meio, na Reserva Extrativista Rio Xingu. O estudo abordou uma experiência de educação diferenciada, que visou à formação de moradores da Terra do Meio para exercer a docência em suas comunidades. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de formação de professores desenvolvido no Curso Magistério da Terra do Meio, na Reserva Extrativista Rio Xingu, por meio da análise das trajetórias e das expectativas de seus egressos, ampliando-se dessa maneira o quadro de referências teórico-conceituais desse campo de conhecimento, de modo a evidenciar possibilidades de mudança nos processos de formação de professores que atuam com povos e comunidades tradicionais. As referências teórico-metodológicas basearam-se nos estudos de Flick (2009 e 2013) e Dezin e Lincoln (2006), quanto à abordagem qualitativa; para os demais procedimentos metodológicos: Alvarez e Passos (2009), Marconi e Lakatos (2010) e Gil (2010). Até chegar ao lócus da pesquisa – Resex Rio Xingu -, realizou-se uma reflexão sobre as reservas extrativistas no Brasil e na Amazônia, e um relato histórico de como elas se constituíram em seus diversos aspectos políticos e socioeconômicos, que auxiliaram no método, nas técnicas de pesquisa e tratamento das informações reunidas neste estudo. A análise dos dados foi realizada com base nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Arroyo (2012), Candau (2011), Freire (1996), Hage (2005; 2010; 2011), Parente, Lopes e Miléo (2020), Lopes e Miléo (2021), entre outros. Os resultados do estudo apontam singularidades do Curso de Magistério, identificadas sob a ótica dos egressos, e evidenciadas nos diálogos efetivados com as entrevistas, sendo: currículo diferenciado e integrado, formas de seleção dos sujeitos participantes, ressignificação do modelo de escola, articulação entre teoria e prática e entre o real e o oficial; além disso, a pesquisa aponta o curso, e seus desdobramentos, como uma experiência exitosa, que não se apresenta como a solução dos grandes problemas da educação dos povos das águas e das florestas, mas como uma possibilidade estratégica que abre espaço para a organização diferenciada de uma experiência educativa que contribua de forma efetiva com a transformação social dos territórios em que se concretiza.

Autor(a)

Larissa Moura Lisboa Becker

Orientador(a)

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2024