Objetivou-se com esta pesquisa compreender a atuação do Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant e a formação de trabalhadores no alvorecer da República no Pará no período de 1891 a 1897, e investigar a atuação da Sociedade Propagadora de Ensino, criada para tentar a melhoria de educação pública e formação, e tendo como uma de suas principais medidas a criação do Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant, instituição voltada à formação de trabalhadores jovens e adultos no estado do Pará. A Sociedade Propagadora de Ensino foi fundada pelo governador do estado que também era oficial do Exército brasileiro, Lauro Nina Sodré, formado em Engenharia Militar e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar da Praia Vermelha do Rio de Janeiro, nos anos finais da Monarquia. Portanto, a Sociedade implantou um sistema de formação através de um currículo, cujo foco era o engendramento de uma mão de obra qualificada e o Lyceu Benjamin Constant teria que atender à demanda definida pela Sociedade. Neste sentido, a dissertação procura entender a relevância dos tipos de formações direcionadas a esta escola, analisando os currículos, perfis e atuação dos professores e alunos dentre outras questões importantes à compreensão acerca das ações e propostas dirigidas pela SPE. Na perspectiva de responder a esses questionamentos, utilizou-se o método prosopográfico, a partir da análise e do cruzamento de informações, obtidas com a documentação pesquisada, como, por exemplo, as obras raras e os periódicos de acervos da Fundação Tancredo Neves, e de legislação, currículos e outros documentos do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, e também das obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará.
Liceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant na Formação de Trabalhadores no Alvorecer Republicano no Pará (1891 a 1897), O
Lucas Ayres Cardoso
Orientador(a)
William Gaia Farias
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2020