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Lápis Endiabrado: Andrelino Cotta e a Caricatura em Belém do Pará nos Anos 20, O

1 de Abril, 2025 . Teses Raimundo Nonato de Castro

A cidade de Belém, dos anos de 1920, carregava no imaginário da sua população a ideia de que a urbs era marcada por seus aspectos “modernos”. E o palco ideal para reforçar esse imaginário foi as páginas dos periódicos e semanários que circularam na capital do Pará nas primeiras décadas do século XX. Justamente neste cenário que a figura de Andrelino Cotta conseguiu construir, com as suas análises, imagens que foram capazes de questionar a maneira como a Belém “moderna” era vista diante dos diversos problemas vividos na capital paraense. Com as representações caricaturais, por exemplo, os periódicos tinham as armas capazes de conduzir as interpretações no processo de formação simbólica, criando estereótipos, os quais buscavam representar a cidade. Nos jornais e revistas construíram representações as mais diversas, como as de caráter humorísticas que eram marcadas pelos aspectos breves, concisos, trucados, rápidos e revertidos de significados, demonstrando certa familiaridade. Nesse aspecto de disputa ideológica, os intelectuais, mostraram-se atuantes no circuito editorial, em especial, os humoristas destacaram-se por construir pelo lápis a produção artística recheada de dupla interpretação.

Autor(a)

Raimundo Nonato de Castro

Orientador(a)

Aldrin Moura de Figueiredo

Curso

História

Instituição

UFPA

Ano

2018