Skip to main content

Investigando a Influência das Crenças de Alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua Prontidão para a Aprendizagem Autônoma do Inglês: Um Estudo de Caso

26 de Maio, 2025 . Dissertações Cleuma de Almeida Matos do Nascimento

Objetiva investigar como as crenças sobre o ensino e aprendizagem de inglês de quatro alunas do curso de Letras da UFPA influenciam, positiva ou negativamente, sua prontidão para a aprendizagem autônoma. Os princípios desta pesquisa são qualitativos com a utilização de narrativas, questionário e entrevista para coleta e posterior triangulação de dados. Ao analisar as crenças e sua relação com a aprendizagem autônoma, constatamos que professores e alunos podem construir um novo entendimento do processo de ensino e aprendizagem, assim como podem compreender melhor o papel que desempenham nele. Essa conscientização é um dos importantes fundamentos da autonomia.

Autor(a)

Cleuma de Almeida Matos do Nascimento

Orientador(a)

Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva

Curso

Letras

Instituição

UFPA

Ano

2007