Neste trabalho de dissertação de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará, busco compreender, a partir de uma análise diacrônica, como o ensino escolar de História do Brasil abordou a temática indígena em alguns períodos específicos entre meados do século XIX ao início do XXI. O objetivo principal é entender que lugar e que representações foram atribuídos aos povos indígenas, no ensino escolar de História do Brasil. Enquanto recorte temporal específico, estabeleço o período de ingresso da disciplina de história na educação básica brasileira por volta de meados do Oitocentos até o ano de 2015 (ano de publicação das últimas obras didáticas analisadas). Utilizo, como fontes de análises, as propostas curriculares, a legislação educacional e, sobretudo, os livros didáticos de História do Brasil, publicados no país. As obras didáticas ocupam um lugar de destaque nesta pesquisa, pela sua grande importância no processo de ensino e aprendizagem no país e como fonte histórica nos últimos tempos.
Índios no Ensino Escolar de História do Brasil: Seus Lugares, Suas Representações (séculos XIX-XXI), Os
Leonardo Castro Novo
Orientador(a)
Mauro Cezar Coelho
Curso
História
Instituição
UFPA
Ano
2020