Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação que objetivou analisar a mediação de leitura literária organizada por professores em articulação com uma biblioteca escolar da rede municipal de Belém sob a ótica da relação existente entre as práticas educativas realizadas e a cultura leitora dos alunos, tendo como eixos de análise as concepções dos docentes sobre leitura, literatura, bibliotecas, livros e leitores. Partindo do estudo e do diálogo com teóricos e estudiosos sobre estes temas, a metodologia adotada desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa, bibliográfica, descritiva e explicativa, baseando-se nos objetivos propostos, os quais foram: identificar os aspectos que mais influenciam no despertar da cultura leitora entre os alunos; possibilitar uma reflexão crítica a respeito das ações de mediação literária que visam à formação de leitores; investigar as concepções teóricas dos educadores sobre leitura, leitor e mediador. Os sujeitos da pesquisa foram, não somente os professores que atuam na biblioteca como também aqueles que realizam seu trabalho educativo em sala de aula. A Escola Municipal de Ensino Fundamental “República de Portugal” foi o campo da pesquisa. Como instrumento utilizado para coleta de dados foram realizadas a observação participante e a entrevista com os professores, seguindose da análise de conteúdo dos referidos dados. Como referenciais teóricos, destacam-se Wolfgang Iser (1996), Paulo Freire (2003; 2011) e L. S. Vigotski (1991; 2003; 2004), além das contribuições de estudiosos sobre o campo temático em questão: Alberto Manguel (2004; 2014; 2017), Terry Eagleton (2006) e Ezequiel Theodoro a Silva (1998;1999;2005;2009), entre outros.
Importância da Biblioteca Escolar na Formação de Leitores, A
Solange da Silva Souza
Orientador(a)
Nilo Carlos Pereira de Souza
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2019