Esta tese analisou as implicações das condições de trabalho docente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no contexto das políticas públicas educacionais influenciadas pela racionalidade do capital, as quais apresentam implicações de diversas ordens para o estímulo à educação emancipadora nas escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba, Pará. Partimos do pressuposto de que as precárias condições em que se realiza o trabalho docente, nessa modalidade de educação, são partes constituintes das mudanças no mundo do trabalho ocasionadas pela reestruturação do capitalismo mundial, as quais interferem no estímulo da educação emancipadora, de modo geral, e da EJAI, de modo particular, na Amazônia Tocantina. O estudo foi desenvolvido com base nos referenciais teórico-metodológicos de orientação marxista e utilizou-se de técnicas para coleta de informações de abordagem predominantemente qualitativa, como: análise documental, observação participante, questionário semiaberto, entrevista coletiva e entrevista individual. As análises das comunicações foram delineadas a partir dos pressupostos do método dialógico conscientizador e problematizador freireano. Os resultados evidenciaram que o trabalho docente na EJAI é atravessado por questões preconceituosas em razão das históricas discriminações com que as políticas públicas educacionais trataram essa parcela da sociedade desde a formação do povo brasileiro; demonstraram que, no contexto atual, especialmente a partir da última década do século XX, com a reestruturação do capitalismo, o trabalho docente na educação básica, de modo geral, e na EJAI, de modo particular, vem se materializando de forma precarizada e intensificada. Nessa modalidade, a precarização e a intensificação chegaram ao extremo de a EJAI passar a ser sustentada pelo assistencialismo da miséria do trabalho docente. Esses docentes conduzem a educação dos estudantes com recursos alternativos de sua própria renda. Apesar disso, o trabalho docente é considerado uma atividade de estímulo à emancipação dos sujeitos da EJAI, uma vez que são esses profissionais, como seres históricos, que estabelecem relação direta com a formação dos estudantes. São eles, ainda, como seres de opção, que podem intervir e criar condições favoráveis junto aos estudantes, porque estabelecem relações humanas com eles para transformar a realidade. No entanto, esse desafio precisa ser abraçado por todos que se reconhecem como sujeitos dessa modalidade, em diálogo profundo com os movimentos sociais.
Implicações e Possibilidades das Condições de Trabalho Docente na EJAI para a Educação Emancipadora na Amazônia Tocantina
Maria Rosilene Maués Gomes
Orientador(a)
Carlos Nazareno Ferreira Borges
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022