Este estudo investiga o modelo de ensino por competências enquanto princípio formativo no campo da Educação Física, especificamente no âmbito da formação docente para a atuação na educação básica. Para tanto, recorre à literatura científica especializada para fundamentação teórica e faz uso da pesquisa documental enquanto procedimento técnico. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as implicações didático-pedagógicas do modelo de ensino por competências na formação de professores de Educação Física para a atuação na educação básica? O objetivo central é compreender as implicações didático-pedagógicas do ensino por competências na formação de professores de Educação Física para a atuação na educação básica. Trata-se de um estudo ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, de natureza descritiva. Para tratamento e exame dos dados coletados a partir dos documentos oficiais selecionados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, nos termos de Bardin (2006). Utilizada mais de forma interpretativa ao invés de deduções estatísticas, a análise de conteúdo, considerada, em geral, enquanto esforço hermenêutico baseado na inferência, permitiu-nos chegar a quatro categorias fundamentais, a saber: 1) objetivos de aprendizagem; 2) conteúdos de ensino; 3) método de ensino; e 4) avaliação da aprendizagem. Estas categorias constituem, de uma forma geral, o processo didático e, de igual modo, mobilizam uma série de outras questões pedagógicas, as quais foram discorridas ao longo de todo o trabalho. Como resultado, o estudo apresenta o movimento e a concretização de uma agenda educacional, de proporções globais e base neoliberal, atuando na produção de um novo perfil docente, cujo ensino por competências assume um lugar de centralidade, justificando reformas (educacionais e trabalhistas) e estruturando, do discurso pedagógico aos componentes didáticos, a organização institucional escolar. No caso específico da Educação Física, que nos últimos anos, paralelamente às reformas educacionais, vem sendo alijada do currículo escolar, o ensino por competências, na sua ânsia de mobilizar saberes para a resolubilidade de determinada tarefa, e pelo seu investimento na despolitização do debate educacional, tem rebaixado toda a discussão teórica empreendida nos anos de 1980, reduzindo o trabalho pedagógico em torno do corpo e das práticas corporais ao cumprimento de uma listagem de competências e habilidades.
Implicações do Modelo de Ensino por Competências na Formação de Professores de Educação Física para Atuação na Educação Básica
Harrison de Souza Bezerra
Orientador(a)
Carlos Nazareno Ferreira Borges
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023