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Implicações do Modelo de Ensino por Competências na Formação de Professores de Educação Física para Atuação na Educação Básica

29 de Abril, 2025 . Dissertações Harrison de Souza Bezerra

Este estudo investiga o modelo de ensino por competências enquanto princípio formativo no campo da Educação Física, especificamente no âmbito da formação docente para a atuação na educação básica. Para tanto, recorre à literatura científica especializada para fundamentação teórica e faz uso da pesquisa documental enquanto procedimento técnico. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as implicações didático-pedagógicas do modelo de ensino por competências na formação de professores de Educação Física para a atuação na educação básica? O objetivo central é compreender as implicações didático-pedagógicas do ensino por competências na formação de professores de Educação Física para a atuação na educação básica. Trata-se de um estudo ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, de natureza descritiva. Para tratamento e exame dos dados coletados a partir dos documentos oficiais selecionados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, nos termos de Bardin (2006). Utilizada mais de forma interpretativa ao invés de deduções estatísticas, a análise de conteúdo, considerada, em geral, enquanto esforço hermenêutico baseado na inferência, permitiu-nos chegar a quatro categorias fundamentais, a saber: 1) objetivos de aprendizagem; 2) conteúdos de ensino; 3) método de ensino; e 4) avaliação da aprendizagem. Estas categorias constituem, de uma forma geral, o processo didático e, de igual modo, mobilizam uma série de outras questões pedagógicas, as quais foram discorridas ao longo de todo o trabalho. Como resultado, o estudo apresenta o movimento e a concretização de uma agenda educacional, de proporções globais e base neoliberal, atuando na produção de um novo perfil docente, cujo ensino por competências assume um lugar de centralidade, justificando reformas (educacionais e trabalhistas) e estruturando, do discurso pedagógico aos componentes didáticos, a organização institucional escolar. No caso específico da Educação Física, que nos últimos anos, paralelamente às reformas educacionais, vem sendo alijada do currículo escolar, o ensino por competências, na sua ânsia de mobilizar saberes para a resolubilidade de determinada tarefa, e pelo seu investimento na despolitização do debate educacional, tem rebaixado toda a discussão teórica empreendida nos anos de 1980, reduzindo o trabalho pedagógico em torno do corpo e das práticas corporais ao cumprimento de uma listagem de competências e habilidades.

Autor(a)

Harrison de Souza Bezerra

Orientador(a)

Carlos Nazareno Ferreira Borges

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023