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“Homens Heteros Não Costumam Usar esse Tipo de Combinação”: Consumo, Paisagens e Sensibilidades entre Gays de Belém, Pará

11 de Abril, 2025 . Dissertações José Carlos Almeida da Rosa

Interpretar as materialidades por meio da antropologia do consumo auxilia na compreensão da constituição de um mapeamento de identidades, costumes, sensibilidades e estilos de vida dos indivíduos a partir de diferentes contextos históricos e sociais, pois os objetos deixam de ser vistos apenas como bens tangíveis e passam a ser considerados como agenciadores que provocam, afetam, constroem os sujeitos e influenciam, de forma direta, as suas dinâmicas de sociação. Isso se torna perceptível dentro das paisagens gays da capital paraense, Belém, no qual os homens homossexuais, ao utilizarem determinadas indumentárias, acessórios, marcas e possuírem específicos modos de consumo dentro de locais de interações LGBTQIA+, categorizam e hierarquizam outros rapazes homossexuais a partir dessas “coisas”, que revelam um debate acerca dos marcadores sociais de distinção de classes e raças. Considerando os estudos da antropologia dos sentidos dentro das paisagens da 18a Parada do Orgulho de Belém e em duas casas noturnas gays da cidade, este trabalho tem o objetivo de realizar uma observação participante para entender como os homens gays belenenses identificam e categorizam outros membros pertencentes do coletivo social LGBTQIA+ a partir do consumo de paisagens e materialidades, em um período que condiz ao antes e durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Autor(a)

José Carlos Almeida da Rosa

Orientador(a)

Fabiano de Souza Gontijo

Curso

Antropologia

Instituição

UFPA

Ano

2021