É imprescindível entrar em contato com as memórias da psicologia escolar e educacional no estado do Piauí, tecer análises, revelar e reconstruir coletivamente uma história permeada por lacunas, com largos espaços de tempo, com uma significativa escassez de registros escritos e produções acerca dessa área de atuação, como assinalam estudos prévios sobre esse contexto histórico-cultural (Negreiros, Silva, Rocha, Silva, Fonseca, Carvalho & Oliveira, 2021; Candeira, Carvalho & Negreiros, 2020). Portanto, a presente tese de doutorado investigou a historiografia da psicologia escolar e educacional piauiense, desde a atuação dos pioneiros da psicologia no estado; passando pelos primeiros cursos de graduação, que proporcionaram a formação de psicólogos escolares; os primeiros serviços de psicologia na área da educação; chegando contexto atual, analisando como a psicologia escolar e educacional se desenvolve no estado. A partir disso, despontaram os objetivos específicos: identificar as(os) profissionais pioneiras(os) da psicologia escolar instituídos no estado, historicizando a inserção do psicólogo nos contextos educacionais, as repercussões dessa atuação desde sua implantação, até a reverberação no desenvolvimento de práticas atuais no contexto piauiense; analisar o desenvolvimento das disciplinas que versam sobre psicologia escolar e educacional nos cursos pioneiros de graduação em psicologia no Piauí, bem como sua contribuição para a formação dos psicólogos; identificar os primeiros serviços de psicologia escolar instituídos no Piauí, as experiências e estratégias adotadas pelos profissionais; verificar as transformações do papel do psicólogo no campo educativo, as principais demandas e necessidades da área no estado. A pesquisa se tratou de um estudo historiográfico, de cunho qualitativo do tipo exploratório-descritivo, que utiliza a triangulação intramétodo com o emprego das técnicas metodológicas para acesso às fontes históricas orais e documentais: entrevistas individuais em profundidade por meio da história oral temática – profissionais da psicologia pioneiras na inserção em contextos educacionais no estado; pesquisa documental – Projetos Políticos dos Cursos/PPCs); grupo focal – composto por profissionais dos serviços públicos e privados de psicologia escolar. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados: questionário de dados sociodemográficos e profissionais, fichas para identificação dos documentos historiográficos e roteiro de entrevistas semiestruturadas. Para análise e discussão dos produtos da pesquisa, foram organizados três capítulos em formato de artigos científicos, em que se revelam os seguintes resultados: i) Nos anos 80, a entrada de profissionais de psicologia no Piauí ocorreu principalmente por meio da integração nos serviços educacionais das Secretarias de Educação e na prestação de serviços escolares privados, predominantemente seguindo modelos clínicos individualizados. Nos anos 90, houve uma mudança significativa com a introdução de uma psicologia mais progressista e crítica na comunidade escolar, impulsionada pela expansão da profissão de Psicólogo Escolar e Educacional (PEE) no estado, resultado da criação dos primeiros cursos de psicologia e da prestação de serviços de estagiários, depois de 1998. Já na segunda década dos anos 2000 houve a implementação de políticas públicas que enfatizam a descentralização dos serviços de psicologia na capital do estado, tendo como norteadoras as referências técnicas do Conselho Federal de Psicologia e produções científicas locais reconhecidas pelos concursos e seleções da Secretaria de Estado de Educação. ii) Os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia que foram pioneiros e atuais, revelando a contribuição da psicologia escolar e educacional para a prática profissional, destacando a importân-xi23 cia do diálogo teórico entre psicologia e prática pedagógica. Entretanto, ainda é evidente a carência na abordagem crítica e atualizada das disciplinas teóricas nos cursos de psicologia do Piauí, especialmente em relação à compreensão acerca do papel da escola, análise crítica e psicossocial das demandas emergentes no contexto educativo, e atuação junto à comunidade escolar; iii) Os serviços inaugurais da psicologia escolar no Piauí, que se iniciaram tardiamente em comparação a outros estados brasileiros, tiveram suas práticas iniciais na esfera privada e seu estabelecimento posterior no setor público mediante a implementação de políticas educacionais federais e estaduais. As principais demandas educacionais eram as queixas relacionadas ao processo de aprendizagem, saúde mental e vulnerabilidade social, revelando também a importância da atuação em psico-gestão e a transformação das práticas profissionais. Embora haja uma predominância da busca por atendimentos individuais, há influência do movimento crítico em psicologia escolar e da perspectiva da psicologia histórico-cultural no embasamento teórico dos profissionais. Por fim, defende-se a tese de que a história da Psicologia Escolar e Educacional do Piauí teve movimentações e transformações acolhidas inicialmente pelas instituições educacionais da rede privada de ensino, e posteriormente consolidadas e ampliadas na rede pública, via maior aproximação das lutas por direitos, acesso e permanência na Educação Básica e Superior, por meio das políticas públicas educacionais e concursos públicos. São, assim, um grande produto do impacto das inserções dos cursos superiores de Psicologia no estado as repercussões das atividades de campo nos estágios básicos e profissionalizantes na área da Psicologia Escolar e Educacional, com vistas a todas as potencialidades e vulnerabilidades locais, diante do cenário excludente, competitivo e marcado pela desigualdade social que se tornou ao longo dos anos o sistema educacional brasileiro.
Historiografia da Psicologia Escolar e Educacional no Piauí: Do Pioneirismo na Década de 1990 aos Primeiros Serviços da Segunda Década do Século XXI
Leilanir de Sousa Carvalho
Orientador(a)
Fauston Negreiros
Curso
Psicologia
Instituição
UFPA
Ano
2024