Esta dissertação discute as experiências educacionais vividas por jovens LGBTQIA+, estudantes da Universidade Federal do Pará e os caminhos que levaram esses sujeitos a escolha de licenciaturas e/ou a sala de aula como local de sua profissão. Para a estruturação deste estudo, levou-se em conta a premissa da análise biográfico-narrativa para o auxílio na compreensão das memórias apresentadas e compreender as implicações no que diz respeito às expectativas para com a profissão docente. Em seu corpo teórico, tecemos o debate acerca dos ideais presentes na construção do modelo de nação heterossexual e a condução das relações sociais em torno da vivência de sujeitos dissidentes da norma, enfatizando a raiz histórica que nos condicionam na posição de colonizados bem como os arcos dos apagamentos realizados nestas intervenções. Dialogamos também, ao longo das teorias sobre as sexualidades e seus limites ou potencialidades quanto à inserção de sistemáticas como o racismo, a colonialidade e suas implicações na estruturação das relações. Por fim, a pesquisa demonstra, a partir da fala dos sujeitos, as deficiências no sistema de ensino, ao mesmo tempo em que traz à tona possibilidades para o planejamento e organização de ações voltadas para a resolução das questões que impedem que o ambiente universitário seja de fato diverso e humanitário.
História de Vida e Trajetórias Acadêmicas de Estudantes LGBTQIA+ na Escolha da Profissão Docente e suas Implicações
Ana de Luanda Borges Braz da Silva
Orientador(a)
Lúcia Isabel da Conceição Silva
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2023