O presente estudo teve por objetivo geral investigar as principais estratégias institucionais de gestão da companhia Estácio/YDUQS Participações S.A. após a adoção do modelo de Governança Corporativa e suas repercussões na orientação da gestão institucional de suas Instituições de Ensino Superior (IES). Considerando a natureza do tema e os objetivos específicos deste estudo, que consistem em analisar as mudanças jurídicas, políticas e institucionais da companhia Estácio/YDUQS Participações S.A. desde sua criação, compreender e explorar as formas de organização da gestão institucional do grupo, bem como suas estratégias de expansão e domínio mercantil, este trabalho se configura em uma pesquisa quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso sobre a companhia – atualmente, o segundo maior grupo em número de matrículas de Ensino Superior no Brasil. A base para este estudo contempla suportes teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. As etapas metodológicas consistiram em revisão da literatura e investigação documental. Desse modo, foram executadas a coleta e a análise de dados do Censos da Educação Superior, elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), das legislações pertinentes e dos documentos publicados pela Estácio/YDUQS Participações S.A. de prestação de informações aos investidores da companhia. Torna-se urgente fomentar as discussões acerca da natureza do ensino oferecido pelas instituições privadas após a adoção do modelo de Governança Corporativa para solidificar e expandir o conhecimento sobre as principais alterações estratégicas das IES advindas dessa forma de gestão. Também é necessário ressaltar que a Governança Corporativa é um requisito básico para que as empresas educacionais adentrem no mercado da bolsa de valores e negociem suas ações sem regulação jurídica específica, para esse setor agir de forma financeirizada no referido nível de ensino. Assim, este estudo dialoga com a necessidade de mais investigações na área da educação sobre um tema que redefine as formas de serviços educacionais em âmbito local e global. Os resultados apontam que grupos educacionais como a Estácio/YDUQS Participações S.A. redesenham o perfil da Educação Superior no Brasil justamente pelo número expressivo de matrículas nesse nível de ensino. Ao final da pesquisa, ficaram evidentes as novas formas de relações de trabalho dos docentes, que, em sua maioria, estão vinculados à companhia como trabalhadores horistas. Mesmo com a crise financeira enfrentada pelo país devido à pandemia de Covid-19, a instituição objeto de estudo deste trabalho conseguiu realinhar novas estratégias executivas para continuar alavancando o maior número possível de matrículas e investidores.
Governança Corporativa no Ensino Superior Privado com Fins Lucrativos: O Modelo Institucional da Estácio Participações S/A (YDUQS) no Período de 2007 a 2020, A
Pania Pires dos Santos e Silva
Orientador(a)
Fabíola Bouth Grello Kato
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2022