O desafio deste estudo foi pesquisar acerca do ético-político na formação educacional da escola pública de Ensino Médio professor Gabriel Almeida Café. O trabalho teve como base teórica principal, as contribuições de Theodor W. Adorno e Paulo Freire, fundamentais para a discussão a respeito das categorias levantadas a priori: formação ético-política, diálogo, práxis, emancipação e autonomia. O objetivo geral do estudo foi analisar como se efetiva a formação ético-política na escola Gabriel Almeida Café e as implicações desta formação na vida social dos estudantes. Quanto aos objetivos específicos, o estudo buscou: a) Definir como se efetiva a formação ético-política na escola pesquisada; b) Discutir como a formação ético-política, recebida na escola, influencia as relações familiares e o convívio social dos estudantes; c) Identificar se além da escola, outros fatores sociais contribuem para a formação ético-política dos estudantes; d) Apontar as contribuições das disciplinas Sociologia e Filosofia para a formação éticopolítica dos estudantes. O estudo desenvolveu uma abordagem qualitativa e contou com uma etapa bibliográfica e outra documental, além de uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, questionários e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas tiveram, como roteiros, dois dilemas éticos, que foram aplicados com o intuito de propiciar a reflexão na tomada de decisão dos participantes durante a apreensão de dados. Trabalhou-se com onze sujeitos, selecionados através de convites: nove estudantes do terceiro ano e dois professores. Para o tratamento do material coletado, foi utilizada a análise de conteúdo. Constatou-se a preocupação com a formação ético-política nos documentos da escola e na ação de alguns professores e corpo técnico, mesmo de forma tênue. No entanto, nota-se a preocupação excessiva com a aprovação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que endossa a suspeita de semiformação. Para superar o cenário da semiformação, aponta-se a necessidade do diálogo e da práxis a fim de que os estudantes despertem para a reflexão e ação. Para atingir esse objetivo, as disciplinas Sociologia e Filosofia foram observadas como fundamentais.
Formação Ético-Política em uma Escola Pública de Ensino Médio: A Contribuição das Disciplinas Sociologia e Filosofia
Ainete Alcantara Rocha Guedes
Orientador(a)
Damião Bezerra Oliveira
Curso
Educação
Instituição
UFPA
Ano
2020