Skip to main content

Formação em Alternância nas Amazônias: A Licenciatura em Educação do Campo/UNIFAP-AP e as Interfaces com a Educação-Trabalho-Território

20 de Maio, 2025 . Teses Ana Claudia Peixoto de Cristo

Os escritos desta tese têm com objeto a Formação em Alternância. Eles apresentam os resultados da pesquisa intitulada “Formação em alternância nas Amazônias: a Licenciatura em Educação do Campo/UNIFAP-AP e as interfaces com a educação-trabalhoterritório”. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: Como a Formação em Alternância, com suas finalidades referenciadas pelos princípios da Educação do Campo tem se materializado na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá? O materialismo histórico dialético, fundamentou o referencial teórico e metodológico, para obter os dados foi feita a pesquisa documental, a qual foi subsidiada pelos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, das Universidades Federais Amazônicas: do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins; e de maneira mais específica, na Universidade Federal do Amapá, que contou também, com o registro em imagens das atividades do curso. Além disso foi realizada a pesquisa de campo, no Campus de Mazagão, tendo como participantes os acadêmicos egressos da referida licenciatura. Esse material foi utilizado tendo em vista atingir o objetivo geral proposto no estudo, que consistiu em: Investigar como a Formação em Alternância, com suas finalidades referenciadas pelos princípios da Educação do Campo tem se materializado na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Amapá. Os resultados encontrados apontam que a Formação em Alternâncias, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Amazônia, possui um grande potencial educativo, para ajudar na construção de um projeto educacional pautado em uma práxis transformadora, pois erguem-se as resistências construídas a partir das Alternâncias Amazônicas, por meio da Formação em Alternância de Educadores das/nas Amazônias.

Autor(a)

Ana Claudia Peixoto de Cristo

Orientador(a)

Salomão Antonio Mufarreg Hage

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2018