Skip to main content

Formação do(a) Pedagogo(a) na Universidade Federal do Pará, Campus Belém, para o Ensino-Aprendizagem da Matemática Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, A

30 de Abril, 2025 . Dissertações Luciano Tadeu Correa Medeiros

O estudo versa sobre Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar como se dá a formação inicial dos(as) pedagogos(as) na UFPA, campus Belém, para o ensino-aprendizagem da Matemática escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Está vinculado ao Programa de PósGraduação em Educação – PPGED da UFPA na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais e simultaneamente ligado ao projeto de pesquisa intitulado Implicações da teoria histórico-cultural para a formação de professores e o trabalho docente, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação – GEPEHC. A fundamentação teórica do estudo apoiou-se no sistema teórico-conceitual da teoria histórico-cultural. O método constou de análise documental, análise bibliográfica e pesquisa empírica que contou com observações in lócus numa turma do componente curricular Matemática nos Anos Iniciais do curso de pedagogia da UFPA, campus Belém, aplicação de questionários para estudantes da turma e entrevista com o(a) professor(a) da disciplina. Os resultados mostram que devido a fatores que se originam em diversos contextos como político-econômico e institucional há uma fragilização na formação do(a) pedagogo(a) para o ensino-aprendizagem da matemática escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que a torna deficitária e insuficiente em alguns aspectos, reafirmando o que vem sendo mostrado por outros(as) pesquisadores(as) ao longo dos últimos anos, além do que, a constatação de que o fato de a maioria dos estudantes do curso de Pedagogia não gostar de matemática e apresentar em relação a ela traumas e sentimentos negativos adquiridos ao longo d suas vivências escolares na Educação Básica permanece sendo um grande desafio para essa formação.

Autor(a)

Luciano Tadeu Correa Medeiros

Orientador(a)

Sônia Regina dos Santos Teixeira

Curso

Educação

Instituição

UFPA

Ano

2023